01/02/2014

Servidores públicos de Canapi tomam as ruas em protesto durante inauguração e prefeito anuncia uma série de medidas polêmicas.

Por: Marcio Martins/Central do Sertão
Créditos: Canapi Agora

A noite de inaugurações desta sexta-feira (31) promovidas pelo prefeito Celso Luiz foi bastante agitada. Pelo menos 100 servidores públicos municipais saíram as ruas para protestar contra o gestor, que de acordo com o SINDSCAN deixou de repassar aos cofres da previdência municipal aproximadamente 2 milhões de reais proveniente das contribuições previdenciárias dos servidores em 2013, além de não prestar contas do FUNDEB como prometido e de não instituir um novo plano de cargos e carreiras para os servidores do quadro administrativo da educação que foram excluídos do antigo plano através de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal no inicio de 2013.

Com cartazes, apitos, nariz de palhaço e gritando palavras de ordem, os servidores percorreram as principais ruas da cidade, pararam em frente a prefeitura e a academia de saúde e em seguida se dirigiram até as ruas Dom Pedro II e José Malta Brandão que estavam sendo inauguradas pelo prefeito Celso Luiz, vereadores e toda sua comitiva.

O protesto foi um ato bastante pacifico, inclusive contou com a presença de várias crianças que acompanhada dos país participavam pela primeira vez de um dos atos mais legítimos da democracia brasileira. Mas apesar da passividade, os servidores foram recebidos com hostilidade por correligionários do prefeito que fizeram um cordão de isolamento na rua e num espetáculo de falta de educação e desrespeito optaram por agredir verbalmente os trabalhadores com palavras de baixo calão. A confusão só não foi ainda maior por conta da atitude dos servidores que chegaram ao local da inauguração em silêncio com o único objetivo de falar com o prefeito sobre os problemas que envolvem a categoria. 

Demorou menos que 15 minutos até que o prefeito Celso Luiz resolveu falar com os servidores. Pressionado pela categoria e ao mesmo tempo cercado de aliados que aplaudiam qualquer coisa que o gestor dizia mesmo sem entender nada, Celso Luiz perguntou por inúmeras vezes qual o erro de sua gestão além do atraso da previdência que pretende parcelar, essa foi a deixa que os servidores precisavam para questionar o gestor sobre os oficios enviados pelo SINDSCAN que nunca foram respondidos, e em um tom considerado autoritário o gestor respondeu:"Eu não tenho obrigação de atender oficio nenhum, eu sou prefeito, prefeito eleito pelo povo".

Os ânimos estavam bastantes exaltados e vários correligionários e eleitores do atual prefeito, alguns sobre forte efeito alcoólico gritavam e interrompiam o diálogo entre prefeito e servidores ao pondo do próprio gestor pedir calma por seguidas vezes a seus aliados.

Insatisfeitos com as explicações do gestor os servidores que contaram com o apoio do vereador Urso Biano (PROS) e da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Grande.se retiraram do local e gritando palavras de ordem tipo; "Rei, rei, rei, Canapi já tem um rei" os servidores voltaram a tomar as ruas até a sede do SINDSCAN onde voltaram a se reunir em assembléia para deliberar sobre novas ações a serem tomadas contra o gestor. 

Após a retirada dos manisfestantes o prefeito Celso Luiz continuou com as inaugurações de mais duas ruas; Prefeito Mauro Fernandes e Prefeita Rita Tenório e discursando para os moradores e aliados políticos que o acompanhavam, o gestor anunciou quatro medidas, duas delas no minimo bastante polêmicas e que devem ser submetidas a aprovação dos vereadores na Câmara Municipal. São elas; Reajuste salarial de 12% para os professores efetivos da rede pública municipal e para todo o quadro administrativo da educação, além de um novo abono/rateio de 600,00 para os professores contratados e um de 500,00 para o quadro administrativo da educação; serviçais, merendeiras, vigias... nesse caso pago com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

Embora para os servidores a noite não tenha sido de comemoração, a noite foi encerrada com a realização de mais um Show na praça que seguiu madrugada a dentro.

Todas as Fotos AQUI