23/02/2014

"Apoio de Celso Luiz foi fundamental para executar ações em prol dos agricultores de Canapi" assegura Madson Paulino.

A mostrar PREFEITO CELSO LUIZ CONFERE TRABALHOS DE LIMPEZAS NAS BARRAGENS.jpg
Por: Ascom/Canapi

Uma das primeiras ações da prefeitura de Canapi realizadas por meio da Secretaria de agricultura municipal, que tem como responsável pela pasta Madson Paulino, foi a Limpeza de barragens no município. De acordo com o secretário, em média, foram disponibilizadas 1.500 horas para serem feitas as limpezas de 10 barragens comunitárias e mais 50 barragens de pequenos agricultores, ressaltando que, a grande maioria dos recursos foram disponibilizados pela prefeitura de Canapi. Paulino destacou que esses trabalhos devem ser feitos constantemente, aproveitando o período da seca para quando a chuva cair elas possam servir no armazenamento das águas.

Para a execução dos trabalhos a prefeitura utilizou também as máquinas doadas pelo governo federal (PAC) e ainda por meio de contratação de empresas terceirizadas. Além das 272 horas cedidas pelo estado em parceria com Governo Federal, onde foram disponibilizadas as horas de trabalhos para todos os municípios do alto sertão que vem sofrendo com a seca na região.

Doação de Caprinos

A mostrar PREFEITURA DOA CABRAS PARA FAMÍLIAS CARENTES EM CANAPI.jpg
Por iniciativa da atual gestão - Prefeito Celso Luiz - foi desenvolvido a primeira etapa de um projeto municipal de doação de cabras para famílias carentes, onde houve a doação das primeiras 40 cabras para 40 famílias carentes, e cada família ganhou uma cabra parideira. O agricultor contemplado tem o compromisso de repassar somente a primeira cria fêmea para uma outra família carente. O principal objetivo é que, com o passar do tempo, haja a multiplicação das cabras dentro da própria comunidade.

Este ano serão feitas visitas às famílias que participam do projeto, pois todas as cabras já deram crias e estão dando leite, que inclusive também está servindo para a alimentação das crianças destas famílias. Se observado, chega-se então a conclusão que, este ano, serão mais 40 famílias beneficiadas por um projeto que só teve o custo inicial e está se multiplicando com o tempo. Participaram do projeto os moradores da comunidade Tupete, Mububim (comunidades quilombolas) e Cachoeira Velha.

No entanto, devido ao resultado positivo, o prefeito Celso Luiz já está organizando a segunda etapa onde serão doadas mais 40 cabras para outras famílias em mais três ou quatro comunidades da região. Vale ressaltar que, a ideia foi do próprio prefeito e os recursos para a compra dos caprinos vieram da prefeitura.

Doação de rações

A mostrar DSC02865.JPG
Foi feito um cadastro de 406 agricultores, onde por meio de uma parcerias com o Governo Federal, haveria a doação de rações (farelo de milho e soja) e o município conseguiu estar inserido no projeto visando benefícios para os agricultores. Para receber as rações, era necessário preencher os critérios que atendia apenas o agricultor que o seu rebanho fosse de até 20 animais, comprovado por meio de documentação. A demanda em todo o estado foi tamanha que superou as expectativas do governo do estado, havendo a necessidade de ratear essas rações, e esse trabalho foi feito da melhor forma possível.

A mostrar SECRETÁRIO DE AGRICULTURA RECEBENDO SEMENTES DESTINADAS AOS AGRICULTORES.JPGA prefeitura custeou o transporte e a mão de obra utilizada para buscar as rações que só chegavam até o município de Santana do Ipanema-AL. Além disso, ficou ainda sob responsabilidade da prefeitura o armazenamento e a distribuição da ração para os agricultores do município, seguindo sempre a ordem dos cadastros feitos pela secretaria municipal de agricultura.

Reforma no açougue municipal

A prefeitura autorizou a reforma do açougue municipal que estava sem condições de uso. Foi mudado o telhado, o prédio recebeu ainda uma nova pintura, nova iluminação, entre outras reformas, cumprindo assim, as exigências da vigilância sanitária. Além disso, a prefeitura custeia o caminhão boiadeiro que faz o transporte dos animais para serem abatidos no município de Mata Grande-AL, onde é paga uma taxa, também pela prefeitura, para os marchantes poderem utilizar o matadouro daquela cidade.

As despesas geradas com o pessoal para carregar e descarregar os animais, como também o caminhão refrigerado para trazer as carnes que serão comercializadas no açougue de Canapi também são pagas pela prefeitura. Ressaltando apenas que, no caso do caminhão refrigerado, existe uma parceria com o CONDRI (Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema), onde a prefeitura entrou com uma contrapartida para a consolidação da parceria.

De acordo com o secretário, já foram solicitados os fardamentos adequados para os que trabalham no açougue municipal que seguirá uma padronização. A data para entrega será divulgada em breve. Haverá ainda, segundo Madson, a substituição de alguns equipamentos utilizados pelos marchantes que se encontram desgastados, por outros novos. Tudo para melhorar a higiene com os instrumentos de trabalho no local onde é comercializada a carne que vai para a mesa das famílias canapienses.

Construção de cisternas

O programa da primeira água do Governo Federal (Água para todos) visa construir cisternas em casas da zona rural para armazenamento de água para o consumo humano. O projeto está com 75% concluído no município, sendo o mesmo executado também em parceria com o CONDRI. Agora, Canapi já está na segunda etapa do programa, que é a segunda água, onde é construída uma segunda cisterna para armazemanento de água para os animais, um pequeno kit de irrigação e juntamente com as cisternas são doados caprinos e ovinos e a construção dos apriscos para os animais.

Na comunidade de Capoeira do Bezerra foram contempladas mais de 60 famílias. Já nos povoados de Lucinda, Riacho do Maurício e Forquilha, foram mais de 80 famílias. Está prevista uma segunda etapa este ano que irá beneficiar mais 200 famílias e, além dos ovinos, caprinos e o aprisco, virá ainda um suíno e a ração para o mesmo durante três meses. O secretário destaca ainda que, foi melhorado muito o acesso à zona rural, facilitando assim, o transporte escolar, como também para o próprio agricultor que se vale dessas estradas para ter o acesso à cidade.

Máquinas adquiridas

Foram adquiridas por meio de parcerias máquinas agrícolas para o município, sendo elas, bateteiras, selecionadeiras e balanças, que ajudam no trabalho dos agricultores. Houve também a distribuição de sementes para os agricultores, por meio de uma parceria com o Governo Federal, onde o município foi contemplado com 10 mil quilos de sementes de feijão (carioca e preto), milho e sorgo (vegetação que serve para fazer forragem para os animais) todas destinadas para o plantio.

Outro programa citado pelo secretário foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, onde o agricultor produz os alimentos e a Prefeitura compra esses produtos que são distribuídos em creches, escolas, postos de saúde, Secretaria de Ação Social  - CAPS. O programa incentiva os produtores a plantar, como também tenta diminuir o êxodo rural. São 45 produtores cadastrados.

Apoio ao agricultor

A mostrar DSC02869.JPGNo início do ano a secretaria de agricultura contou com um trator da própria prefeitura para a preparação do solo feita pelos agricultores para o plantio das sementes, atendendo mais de 40 famílias.

Madson informou que existe todo apoio oferecido pela secretaria para o agricultor, com um corpo técnico formado por: 02 Técnicos Agrícolas, 01 Zootecnista, 01 veterinário e vários funcionários para dar apoio e melhor atender o agricultor canapiense.


"Devido ao apoio do prefeito Celso Luiz conseguimos realizar muitas ações que beneficiaram os agricultores de Canapi. Temos um gestor que valoriza o agricultor e tem consciência da importância do seu papel, já é ele (o agricultor) que coloca o alimento na mesa de todo ser humano, independente de classe social", afirmou o secretário de Agricultura Madson Paulino.