04/10/2015

Eleitores de Canapi, Inhapi e Mata Grande vão as urnas escolher os novos conselheiros tutelares do Alto Sertão.

Eleição vai de 08hs as 17hs. Para votar é necessário a apresentação do título de eleitor e documento oficial com foto.

Por: Redação
Imagem: Espaço Social Pompílio Brandão (Creche) Canapi /AL
Crédito: Canapi Agora

Já é grande a movimentação para escolha dos conselheiros tutelares em todo o Brasil de forma unificada neste domingo (4), das 8h às 17h. E no Alto Sertão Alagoano, nas cidade de Canapi, Inhapi e Mata Grande o objetivo do pleito é preencher as 15 vagas existentes nos três municípios. Para votar é necessário a apresentação do título de eleitor e documento de identificação com foto. 

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Inhapi (CMDCA), José Severino dos Santos, o processo eletivo segue as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e traz novidades em 2015: além de acontecer de forma unificada em todo o país, há mudança do tempo de exercício da função de conselheiro tutelar.

“Antes, o conselheiro tutelar exercia a função por três anos e, agora, passará a atuar por quatro anos. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade do voto do cidadão e a dedicação do conselheiro ao cargo”, explica o presidente, enfatizando que a presença da população é fundamental já que o voto para conselheiro tutelar é facultativo.

A eleição está sendo organizada por uma comissão eleitoral instituída pelos CMDCAs das suas respectivas localidades e acompanhada pelo Ministério Público da Comarca de Mata Grande, que abrange os três municípios.


No total, 32 candidatos disputarão as 15 vagas para conselheiros tutelares de Canapi (14), Inhapi (09) e Mata Grande (09). Cada eleito irá cumprir a carga horária de 20 horas semanais na sede do órgão, incluindo plantões domiciliares 24hs, com atividade remunerada e dedicação exclusiva. Nestas eleições de 2015, o sistema das urnas não será biométrico, por isso o eleitor deve votar com o título de eleitor e documento oficial com foto nas cédulas de papel disponibilizadas pela comissão eleitoral com o número e nome de todos os candidatos.