13/10/2015

Vereadores por Inhapi aprovam redução de 50% dos próprios subsídios

Salários do prefeito e da vice-prefeita também foram reduzidos

FOTO: CENTRAL DO SERTÃO

A proposta de redução de 50% dos salários do prefeito e da vice-prefeita e dos subsídios dos vereadores de Inhapi foi aprovado por 6 a 5, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira (6).
A redução foi idealizada pelo prefeito Zé Cícero (PT), mas ele queria a princípio reduzir apenas em 10% o próprio salário, da vice-prefeita, dos secretários e comissionados. Depois do Legislativo apreciar o Projeto de Lei do Executivo, o vereador Valter de Elias (PTC) apresentou uma emenda, alterando a redução de 10% para 30%, deixando de fora os comissionados.
A alteração repercutiu no governo municipal que chegou a encabeçar uma campanha a favor da redução dos subsídios da vereança. Diante da situação, Valter de Elias se reuniu com outros edis e fizeram um novo requerimento, desta vez para reduzir em 50% o subsídio dos vereadores e os salários do prefeito e vice-prefeita. Desta vez, além dos comissionados, ficaram de fora os secretários.
Depois de verdadeiro embate em plenário, votaram a favor da redução salarial os vereadores Beto Malta, Laércio Lacerda, Benzol, Gilson Tenório, Valter de Elias e Vaninho. Os que votaram contra foram Márcio de Adelmo, Alex Lima, Niquinha, Divan Ferreira e Morcego. O presidente da edilidade, Vaninho, desempatou a votação.
Com a aprovação da redução, o Projeto alterado segue para sanção do prefeito, que já se pronunciou a respeito, dizendo que concorda com a redução de metade do salário, desde que o Legislativo Municipal explique para a população o que faz com os R$ 150 mil que recebe por mês como duodécimo.

Fonte Minuto Sertão com informações do Central do Sertão