25/04/2017

DE QUEM SERÁ A TERRA?

Porque os retos habitarão a terra e os íntegros permanecerão nela. Prov. 2:21

O sonho de Israel era  herdar a “Terra.” Para eles, a “terra” era Canaã, aonde Deus tinha prometido levar a Abraão e a sua descendência. Mas quando Salomão escreveu este provérbio, os filhos de Israel já habitavam na terra. Jerusalém era a capital. Portanto a promessa de hoje, está se referindo a outra “terra” e não simplesmente a esta terra. Aqui se fala de um mundo melhor, aonde o pecado não levou os flagelos da dor e da tristeza.

Neste mundo há lágrimas, tragédias e morte. A sabedoria que Deus oferece aos seus filhos não é um antídoto contra estas coisas  e sim a habilidade de lidar com elas e sair vitoriosos. Jesus mesmo disse: “No mundo tereis aflições...”.

Mas embora os que seguem os conselhos divinos tem a habilidade de administrar os problemas desta vida, o plano final de Deus é levá-los a um mundo melhor. “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram. – relata João, E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apoc. 21: 1,4

No conselho de hoje, Salomão apresenta a integridade como resultado de uma vida sábia e como o requisito para experimentar, ainda nesta vida, parte das bênçãos prometidas por Deus.

Integridade vem da palavra inteiro. O todo sem uma parte não é íntegro. Não é possível para o ser humano ser feliz, dividindo-se diante das circunstâncias da vida. Dividir-se é ausência de compromisso e gera desintegração.

Querer andar por dois caminhos ao mesmo tempo é tolice. A ambigüidade destrói. A falta de integridade  mata. Mata os sonhos, os valores e os princípios. E sem princípios não existe vida. São eles que sustentam a existência. Imagine por exemplo,  o caos se não existisse o princípio da gravitação.

A pergunta hoje é: Sou coerente? Existe harmonia entre as minhas palavras e os meus atos? Há integridade em meu proceder: Estou indo para uma terra, melhor ou estou tentando ir, ficando? Isto é a chave porque: “os retos habitarão a terra e os íntegros permanecerão nela.”

Alejandro Bullón