01/04/2017

NÃO ACREDITE EM TUDO

Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado. Prov. 19:2

Em 1938, Orson Welles, anunciou num programa de rádio que Nova York estava sendo invadida por marcianos. As constantes advertências que ele dava acerca da invasão, criaram pânico na cidade, causando acidentes e confusão geral. O resultado  foi que Orson Welles ganhou dinheiro, fama e uns dias na prisão.

Recentemente um editor da Revista Squire, nos Estados Unidos apostou com amigos, quanto tempo seria necessário para que a farsa escrita por ele num artigo fosse descoberta. O artigo em questão anunciava que um grupo escolhido pela presidência da República, se reuniria em segredo, numa base subterrânea, chamada Iron Mountain, para estudar a maneira de exterminar os grupos de extrema direita.

O interessante é que ao invés de perceber a ridiculez da notícia, os tais grupos, creram piamente no “complô”  e usavam o artigo como a mais “contundente  prova” de que tudo era verdade. Inclusive quando o editor foi ao tribunal e provou que ele era o autor da inverossímil  notícia, os “vigilantes” extremistas não aceitaram que tudo aquilo era apenas uma brincadeira de mau gosto.

“Não é bom proceder, sem refletir” é o conselho de Salomão. Em outras palavras, não acredite em tudo o que ouve. Pare, pense e reflita. Se você fizer hoje uma revisão de sua história, perceberá que muitas vezes, sofreu sem motivo ou criou problemas e circunstâncias difíceis para muita gente, só porque não parou para refletir se aquilo que ouviu era verdade.

O que o professor disse a respeito do seu filho, o comentário de um vizinho com relação a conduta do seu esposo, a insinuação de um empregado acerca da honestidade do seu sócio são motivos suficientes para tomar “medidas imediatas”? “Não é bom”, declara o texto de hoje. Se não é bom é ruim e se é ruim, destrói tudo o que toca: amizade, família, sonhos e inclusive vidas.

Você pode construir este dia com reflexão e prudência. Não se precipite. De tempo ao tempo. Espere, pense e então decida, e lembre-se do conselho de Salomão:  “Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado.”

Alejandro Bullón