27/04/2017

TU ÉS O MEU REFÚGIO

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia, pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. Sal 59:16

Muitas vezes Davi viu a sua vida ameaçada.  Muitas vezes viveu circunstâncias nas quais  sentia que tinha chegado ao fim, Do ponto de vista humano, não havia solução. Esta era uma dessas circunstâncias.

A noite estava escura. Afora os guardas como cães raivosos, vigiavam atentamente a casa de Davi. A ordem de Saul era: “Não o deixem fugir, amanhã eu mesmo o executarei.” “No entanto Mical, desceu  Davi por uma janela, e ele fugiu.”  Pode imaginar a ira de Saul, ao descobrir que a presa tinha fugido?

Lendo a história, como ela é narrada, você  chegaria a conclusão de que a fuga do salmista foi o resultado da esperteza de sua esposa, Mical. Assim somos os seres humanos. Tão logo saímos de uma circunstância difícil,  pensamos “Que sorte eu tive”, “Ainda bem”. “Foi por pouco”. Instintivamente damos o crédito do livramento às pessoas, circunstâncias ou coisas.

Davi fez diferente, ele diz: “Cantarei a tua força”. Está se referindo a força divina. Aquele amanhecer poderia ter sido o mais trágico de sua existência. Quando a luz do novo dia, despontava-se no horizonte, ele podia estar morto e no entanto, estava vivo e longe da fúria dos seus inimigos. Por isso acrescenta: “... pela manhã louvarei a tua misericórdia... ”

Cada amanhecer é um presente da misericórdia divina. A noite pode ter sido escura e tenebrosa, cheio de perigos e violência. Mas o sol sempre sai, trazendo alegria, esperança e a perspectiva de uma nova oportunidade.

“... tu me tens sido alto refúgio...” agradece o salmista. Não “tu tens sido”, mas “... tu me tens sido..” Sua experiência é pessoal. O sol de um novo dia pode sair para o mundo, mas a pergunta é, saiu para você? É Deus, seu refúgio, sua fortaleza no dia de “sua angústia”?

Só um Deus pessoal para resolver o drama que você vive e que ninguém compreende. Isto é  sair do convencionalismo, da rotina e da monotonia e entrar na dimensão da intimidade com o seu Deus.

Seu casamento está aparentemente condenado ao colapso? Está tudo obscuro à sua volta? Cante hoje como Davi: “Eu porém cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.”

Alejandro Bullón