03/04/2017

ESPERA NO SENHOR

Espera, oh Israel, no Senhor, desde agora e para sempre. Salmo 131:3

O povo de Israel retornava do exílio. Muitos anos já tinham se passado desde que fora arrancado do seu lar, mas Deus sempre cumpre suas promessas e agora estava de volta à Jerusalém. Ao longo do caminho, os israelitas cantavam Salmos. Esta era uma maneira de diminuir a ansiedade de chegar a casa. Se você estiver triste ou ansioso, cante.

Existem quinze salmos graduais. São chamados assim, porque eram cantados gradualmente, enquanto o povo se aproximava da terra de seus pais. O salmo de hoje é um deles. Os que retornavam, não eram mais os que partiram. Gerações tinham se passado, mas a esperança do retorno não tinha se apagado nos corações.

No salmo de hoje Davi aconselha aos filhos de Deus a esperar. “Espera, oh Israel no Senhor” disse ele. Ele sabia do que estava falando. Um dos segredos das grandes vitórias que o Senhor lhe concedera tinha sido “esperar”.

Quando Samuel o ungiu como o novo rei de Israel, não lhe entregou nem a cora nem o cetro. Teve que esperar. Havia um rei ambicioso que não queria reconhecer que Deus passara o reinado para as mãos de um jovem. Davi foi perseguido. Fugiu para as montanhas. Andou errante, mas soube esperar, e o dia da justiça chegou Deus sempre cumpre as suas promessas.

Anos mais tarde, enquanto os filhos de Israel, retornavam do exílio, errantes pelo deserto, com os pés cansados, sentindo como que a cidade estava cada vez mais distante, eles cantavam: “Espera oh Israel no Senhor.”

Há quanto tempo você está esperando alcançar as suas metas? Sente que nunca chegará ao porto desejado dos seus sonhos? Que promessa divina ainda não se cumpriu na sua vida?

Hoje é um dia para levantar a cabeça, sacudir a poeira dos pés, olhar para cima e saber que o Deus de Davi e de Israel é também o seu Deus. Com eles a promessa foi cumprida. Um dia entraram na terra dos sonhos. Com você não será menos.

Portanto não se desanime. As circunstâncias que o rodeiam podem ser as mais difíceis e você pode estar sentindo que não tem mais forças, mas diga para si mesmo: “Espera oh Israel no Senhor, desde agora e para sempre.”

Alejandro Bullón