26/04/2017

Inhapi: equipes de Saúde capturam mosquitos para averiguar possibilidade de febre amarela

Capturas são realizadas nos mesmos locais onde saguis foram encontrados mortos no mês passado, na zona rural do município


Após a morte de cinco saguis no mês passado, na zona rural de Inhapi, equipes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde iniciaram esta semana um trabalho de captura de mosquitos para detectar possíveis transmissores da febre amarela.

O objetivo é detectar se o município possui o mosquito transmissor da doença na área silvestre. O trabalho de campo está sendo realizado nas localidades onde aconteceram as mortes dos saguis.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, inclusive de Caatinga, o vetor da febre amarela é o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti – o mesmo que transmite a dengue. O trabalho segue até a próxima sexta-feira (28).

Ao final, todo o material coletado será levado para o Laboratório Central (Lacen), em Maceió, onde os mosquitos serão analisados. Somente após essa análise é que se saberá se existe ou não o risco de contágio pela febre amarela em Inhapi.








Fonte correio Noticia