07/04/2017

O CAMINHO

O teu caminho ó Deus, é de santidade. Que Deus é tão grande como o nosso Deus?  Sal 77:13

Fazia várias horas que meu guia e eu caminhávamos em silêncio. Com um facão na mão ele abriu a trilha. Eu vinha atrás, meio desconfiado, porque o via olhar insistentemente para todos os lados. De repente ele parou e respirou fundo.

Não que diga que está perdido, - quase afirmei. Ele olhou para mim sem demonstrar muita emoção: “Eu nunca estou perdido.” – disse -  “mas você está confuso” repliquei: Desta vez ele sorriu levemente, como para me inspirar confiança, e afirmou “Eu sou o caminho”, e continuou andando.

Nos anos que fui missionário na Amazônia, aprendi a importância de seguir o guia. É a única maneira de sobreviver aos perigos. Seguir o guia é indispensável. Ele sempre sabe qual é o caminho.

No verso de hoje, Azafe descobre o caminho de deus. “Teu caminho é de santidade” – afirma ele. A palavra santo no original hebraico é qadôsh, que significa separado para um propósito especial.

Na vida há muitos caminhos. Cada um tem um propósito diferente, mas o fim sempre é o mesmo: a destruição do ser humano. De todos eles, existe um caminho especial, diferente, separado e consagrado para levar o ser humano, ao desejado porto da felicidade. Deus tira deste caminho, tudo aquilo que  distrai a atenção. Por isso é um caminho santo. As pessoas que seguem esse caminho são santas por seu relacionamento com o Deus Santo que os chamou.

Não é fácil ter sempre consciência de ter sido separado por Deus para viver uma vida de valores e princípios espirituais. Sozinho,  nem ninguém, conseguirá viver a vida que Deus deseja. Por isso o salmista menciona  também o poder. “Que Deus é tão grande como o nosso Deus?”

A resposta é óbvia. Ninguém. Nenhum dos deuses pequenos que a criatura fabrica, será capaz de implantar no coração humano o princípio da santidade.

Faça de sua vida hoje, uma vida de entrega e consagração ao elevado propósito que Deus tinha em mente quando permitiu  que você nascesse. Aceite  seu conselho, siga o seu caminho. Ninguém que fez isso, fracassou na vida. Antes de sair de casa hoje, repita: “O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que Deus é tão grande como o nosso Deus?”

Alejandro Bullón