20/04/2017

ENFIM O LAR

O justo jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra. Prov. 10:30

Se você nunca esteve longe de casa, será difícil entender o valor da esperança. Israel era um povo peregrino, alimentando pela esperança. Desde a promessa feita a Abraão, Israel sempre sonhou com herdar a terra, e habitar nela. A promessa cumpriu-se em certa medida, porque um dia, eles chegaram, e conquistaram a terra de Canaã, mas infelizmente, não permaneceram.

Salomão fala hoje para os peregrinos de nossos dias. Diante das adversidades, conflitos e dificuldades  diárias, somos alimentados pela bendita esperança de que não ficaremos neste mundo para sempre. Nesta vida tudo é transitório e passageiro. Somos peregrinos rumo ao nosso verdadeiro destino.

A “Terra” que Deus promete hoje aos seus filhos, não está neste mundo. Há um céu, uma vida melhor, um paraíso. Parece utopia falar destas coisas em pleno século XXI. O pragmatismo que permeia a cultura de nossos dias se recusa a aceitar o paraíso como uma realidade. Mas as Sagradas Escrituras, afirmam contundentemente que o céu existe. “Mas os perversos não habitarão nela.”

No verso de hoje, declara-se que são os justos que entrarão nessa terra. Em outra parte, Salomão menciona duas características dos que um dia habitarão lá. Retidão e Integridade. Prov. 2:21. Estes aspectos de caráter têm que ver com a maneira como as pessoas agem diante das circunstâncias.

As coisas são como são, não como eu imagino que devam ser. A noite é noite por mais que eu amontoe toneladas de luz artificial. Quando a pessoa não aceita a realidade da vida inventa um estilo de conduta ambíguo. Cria os seus próprios padrões, disfarça, aparenta e divide seu mundo interior a ponto de inabilitar-se para desfrutar de vida plena. Perde a retidão e a integridade.

Um coração dividido. Uma mente cerceada, um corpo com um pé indo para a direita e o outro para a esquerda, cria seu próprio inferno nesta terra. As labaredas de sua consciência dividida o atormentam de dia e de noite. Para essa pessoa não existe esperança de um mundo melhor nem aqui e nem no céu.

Vale a pena cultivar valores porque “o justo jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra.”

Alejandro Bullón