02/12/2014

Três conselheiros disputam eleição no Tribunal de Contas de Alagoas

TRIBUNAL DE CONTAS. Cícero Amélio pode ser reeleito

Três conselheiros concorrem ao cargo de presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TC): Otávio Lessa, Cícero Amélio e Maria Cleide Costa Bezerra. A eleição está marcada para o próximo dia 15 e o prazo de inscrição de candidaturas se encerrou no último domingo, por corresponder exatamente a duas semanas antes do pleito que, pela lei, tem de ser realizado apenas nesta data, independentemente de qual seja o dia da semana.

Mas essa não é a única peculiaridade no pleito para a direção do órgão responsável pela fiscalização das contas públicas de todos os órgãos e instituições circunscritos no âmbito do Estado: do próprio governo de Alagoas,
em seus três poderes, prefeituras e câmaras de vereadores, secretarias e autarquias.

Mas que registrou vexames como a prisão de gestores e desbaratamento de esquemas de corrupção em diversos municípios do interior e na própria Assembleia Legislativa Estadual (à qual está vinculado, como órgão de assessoria), em gestões cujas contas tinham sido julgadas como aprovadas pelo TC.

Em caso de empate na votação para determinado cargo, esta é repetida. Repetindo-se mesmo número de votos para dois candidatos, a disputa é encerrada, sendo declarado vencedor o conselheiro mais antigo no TC.

Todos os seis conselheiros que compõem atualmente o plenário do TC concorrem a algum dos quatro cargos em disputa. E Cícero Amélio se inscreveu para concorrer a todos.
Fonte: Gazeta de Alagoas