26/02/2015

MUNICÍPIO DE INHAPI COMBATE O MOSQUITO DA DENGUE

A prefeitura de Inhapi, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Endemias, tem realizado permanentemente ações preventivas de controle e combate ao mosquito da dengue, superando inclusive a orientação do Ministério da Saúde de 80% de cobertura, chegando ao patamar de até 95% das residências.
Todas as medidas preventivas foram tomadas desde novembro do ano passado diante da suspeita do vírus chinkungunya, e para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Exemplo disso são as palestras dos profissionais da área da saúde nas escolas, o dialogo casa a casa com a população, o serviço do carro de som e do carro fumacê circulando toda a cidade e povoados. As visitas às residências ocorrem a cada 60 dias, colocando o pó - inseticida sumilarv - nos reservatórios.
Entretanto, para o coordenador Acildo Gama, responsável pelo Setor das Endemias, a situação se agrava com a seca que ocorre nos períodos de grandes estiagens, quando a população procura armazenar água em depósitos sem cumprir as devidas orientações dos técnicos da saúde. O que está acontecendo no momento, o uso sem a devida vedação de tanque, caixa d'água, pote e tambor. E afirma: "o Setor de Endemias tem o controle dos grandes reservatórios, mas fica impossível o controle dos pequenos". E orienta: "a população tem que ter mais cuidado na vedação dos depósitos, como as inúmeras caixas, tambores, potes e outros depósitos expostos ao mosquito propagador da dengue e outras doenças".