22/09/2018

Crianças participam de roda de capoeira no Projovem em Inhapi

Surgiu, no Brasil, no século XVI, com a vinda dos negros que trabalhavam como escravos. A capoeira representa a liberdade, suprindo a falta de força, compensando a má alimentação, numa demonstração de destreza e agilidade, misturando instrumentos musicais, dança e luta.
A capoeira pode ser considerada uma brincadeira, um jeito de lutar jogando. Esse esporte tem evoluído muito nos últimos anos, passando a ser praticada em academias, clubes e espetáculos.
Os benefícios da prática dessa arte vão muito além do exercício físico, faz parte da cultura popular brasileira, com a transmissão de conhecimentos de geração em geração, através da própria arte. A capoeira contém elementos de educação, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica, entre outros.
Pensando em todos esses benefícios e procurando proporcionar atividades enriquecedoras aos Jovens da cidade, a Prefeitura Municipal de Inhapi, proporciona aulas de capoeira gratuitas, para o PROJOVEM e PETI.
Foi contratado um professor que integra e orienta os alunos, indo nos locais onde os jovens frequentam, como no CRAS. Com a participação de centenas de crianças, jovens e adultos, as aulas de capoeira acontecem ao longo da semana, proporcionando disciplina, educação, arte, cultura, esporte e lazer, além de afastar os estudantes das drogas quando estão fora da escola.