10/05/2021

Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas inicia hoje grande mobilização de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A ação intitulada “Conselho Tutelar faz Bonito na Rede” acontecerá durante todo o mês de Maio com LIVES com os Conselheiros Tutelares de pelo menos 30 municípios de Alagoas.

Por: Redação com FEACECTAL

O Fórum Estadual Associado de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares de Alagoas – FEACECTAL, estará promovendo durante todo o mês de maio LIVES com os Conselheiros Tutelares de 30 municípios de Alagoas. A ação intitulada“Conselho Tutelar faz Bonito na Rede” é em alusão a campanha nacional de enfrentamento á violência sexual contra criança e adolescente conhecida como “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e 18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação tem o apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente e do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, cada um dos 30 Conselhos Tutelares de diversas regiões realizará a LIVE ás 20:00 para que o público local compreenda a importância da campanha , da denúncia, os tipos de violências sexuais existentes e os canais para que a população realizasse a denúncia de maneira sigilosa.   

Há uma preocupação entre a categoria com o aumento de casos violência sexual, e isso é consequência da grave pandemia que estamos passando, pois muitas crianças não estão indoa escola e consequentemente tem uma certa dificuldade em realizar a denúncia do possível abuso aos profissionais de educação. A ação irá mostrar as novas ferramentas virtuais para que a população possa realizar a denúncia, além das LIVES os materiais informativospara utilizarem nas redes sociais.  Estarão participando como palestrantes Ex Conselheiros Tutelares, Conselheiros Tutelares, Psicólogos e assistentes sociais, cada LIVE terá uma hora de duração e no final haverá publicidade de relatórios de atendimentos realizados pelo conselho local. Hoje a instituição que representa a categoria em Alagoas há 24 anos é presidida por Jailda Morais ( Capela – AL) e Arquimedes Washington( São Miguel dos Campos –AL).