16/08/2017

Cerca de 80% do público alvo ainda não foi vacinado contra HPV em Alagoas


Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostraram que cerca de 330 mil adolescentes, o que corresponde a pouco mais de 20% do público-alvo em Alagoas, ainda não se vacinaram contra o HPV.


Em entrevista à Radio
Gazeta, nesta terça-feira (15), a técnica do PNI em Alagoas, Claudiane Nascimento, informou que os números estão bem longe da meta determinada pelo Ministério da Saúde. 


A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos e, desde de janeiro de 2017, estendida para meninos de 12 a 13 anos. 

Ainda segundo a técnica do PNI em Alagoas, entres outras medidas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem percorrido as escolas para levar informações para os adolescentes e os familiares sobre a importância de se proteger. 

Claudiane Nascimento destacou ainda que a vacina passou a fazer parte do programa de vacinas de rotina. Com isso, não deixará de ser ofertada após o período de campanha. A técnica orienta que os pais e responsáveis de adolescentes, dentro da faixa etária alcançada, devem procurar o quanto antes uma unidade de saúde.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

A técnica do PNI em Alagoas alerta que é extremamente importante seguir o esquema vacinal corretamente. Segundo ela, muitos pacientes tomam a primeira dose, mas não retornam aos postos de saúde para receber a segunda dose. "Tomar a segunda dose é tão importante quanto tomar a primeira, uma complementa a outra", afirma. 

Segundo o Protocolo do Ministério da Saúde, meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses. Para as pessoas que têm HPV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses, sendo a segunda dose dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses depois. Os pacientes com HPV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização. 

Fonte: Gazetaweb