10/08/2020

Professores de Itaíba/PE promovem carreata em protesto pelo pagamento dos precatórios da educação.


"Prefeita, aonde estão os milhões dos precatórios?" e "Prefeita, não seja inimiga da educação" - Essas foram as palavras de ordem.

Por: Redação

Onde estão os milhões dos precatórios? Foi com este questionamento que centenas de professores foram as ruas na manhã desta segunda-feira (11) no município de Itaíba no sertão pernambucano. 

Devido a pandemia o protesto aconteceu em forma de carreata reunindo dezenas de veículos pelas principais ruas da cidade e tendo como ponto de parada a sede da Prefeitura Municipal, onde os educadores encontraram o prédio praticamente vazio.

"Prefeita, não seja inimiga da educação", dizia outra faixa carregada pelos professores. 

De acordo com os educadores a prefeita Regina tem se recusado a pagar os 60% dos precatórios da educação, algo em torno de R$: 10,5 milhões de reais, se baseando em uma decisão do TCU, mas que porém, não seria impedimento tendo em vista que trata-se de um órgão meramente consultivo e orientador, e que se de fato a Prefeitura estivesse impedida de efetuar o pagamento dos precatórios aos educadores, o que explicaria o fato de outros municípios terem realizado o pagamento sem qualquer punição administrativa? - Questionam os educadores. 

Nossa equipe de redação tentou entrar em contato com o Secretário de Educação do município para comentar o problema, mas seu telefone estava fora da área de cobertura.