05/08/2013

‘Cigarros’ serão proibidos no país a partir do mês que vem

Imagem: DivulgaçãoA menos de um mês da entrada em vigor da resolução que proíbe a presença de aditivos nos cigarros brasileiros, na última quarta-feira (31/07) a Anvisa recuou da decisão. Em setembro serão proibidos apenas os cigarros mentolados. Outros 145 aditivos serão examinados por uma “câmara técnica”, a ser criada. Essa câmara, cuja composição ainda não foi definida, mas que não contará com representantes da indústria do tabaco, terá um ano para elaborar um parecer.

Segundo coluna de Merval Pereira no O Globo, para a Anvisa, a melhor maneira de convencer os brasileiros a parar de fumar é alterar o sabor do produto a que estão acostumados. Com a medida, o cigarro não fica mais saudável, fica pior para o consumidor, garantem os empresários do ramo.

Ainda segundo o jornalista, a reunião de quarta-feira foi  tensa, e muito pouco técnica, a ponto do diretor José Agenor Álvares da Silva ter chamado de “Nosferatu” um dos representantes da indústria presente.

A decisão foi tomada quando o Supremo Tribunal Federal se preparava para analisar uma ação de inconstitucionalidade da Confederação Nacional da Indústria, que quer a definição dos limites do poder da Anvisa. Os empresários consideram que o resultado será decisivo para definir o ambiente de negócios no país.

Fonte: O Globo