10/08/2013

Operação Sorriso divulga cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina em AL



Operação Sorriso divulga cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina em AL
Operação Sorriso divulga cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina em AL
A organização não governamental Operação Sorriso divulgou as primeiras informações sobre a edição 2013 do projeto em Alagoas. A iniciativa reúne médicos voluntários para operar gratuitamente portadores de lábio leporino e fenda palatina em várias partes do País. 

Uma equipe multidisciplinar, também voluntária, ajuda no processo de seleção e no suporte à infraestrutura necessária para receber pacientes e acompanhantes. 

O projeto conta com o apoio de diversas instituições, entre elas a Santa Casa de Maceió, que cedeu o Hospital e Maternidade Nossa Senhora e a Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho. 

Convite
O cartaz deste ano da Operação Sorriso faz um convite a todos alagoanos: “Se você conhece alguma pessoa que precise dessa cirurgia, avise-a para comparecer à seleção”. 

Para realizar o procedimento cirúrgico é preciso passar pela seleção de pacientes, que será realizada no dia 22/08 na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Av. Assis Chateaubriand, 2.932, no bairro do Prado, em Maceió (AL). 

Os candidatos à cirurgia devem comparecer a partir das 8 horas portando documentos como Identidade (RG) ou certidão de nascimento. A Operação Sorriso informa que não há inscrição prévia nem qualquer custo para os interessados em realizar o procedimento cirúrgico. 

Já as cirurgias ocorrerão no período de 24 a 27/08 no Hospital Nossa Senhora da Guia situado na Av. Comendador Calaça, 1.244, no bairro do Poço, também em Maceió. 

Para os pacientes de outros municípios que realizarem a cirurgia haverá alojamento gratuito com direito a um acompanhante. 

ESCLAREÇAS SUAS DÚVIDAS SOBRE O LÁBIO LEPORINO E A FEND
A PALATINA (*) 

O que são o lábio fissurado e a fenda palatina?
O lábio fissurado e/ou fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. O lábio fissurado pode estar acompanhado por uma abertura nos ossos da mandíbula e/ou na gengiva superior. A fenda palatina existe quando duas partes desta não se unem, deixando um buraco. O lábio fissurado e a fenda palatina podem ocorrer em um ou nos dois lados. O paciente pode ter lábio fissurado, fenda palatina ou ambos. 

Qual é a causa do lábio fissurado e da fenda palatina?
A causa exata é desconhecida. O lábio fissurado e/ou fenda palatina são defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como enfermidades maternas, uso de medicamentos ou desnutrição. Se uma das crianças de uma família nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o risco de que as futuras crianças desta família tenham o mesmo defeito aumenta entre 2 e 4%. 

Com que frequência aparece o lábio fissurado e a fenda palatina?
Um em cada 800 bebês nos Estados Unidos nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o quarto defeito de nascimento mais comum neste país. Calcula-se que nos países em desenvolvimento o número de crianças que nascem com esta deformidade seja de uma em cada 500-600 nascidos vivos. 

E no Brasil?
No caso específico do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde existe cerca de 1 criança com fissura para cada 650 nascidas, e cerca de 5.800 novos casos todos os anos. As estimativas gerais são de cerca de 280.000 pessoas com fissura lábio/palatal em todo o país, entretanto não se sabe necessariamente quantas já receberam tratamento. O problema da fissura lábio-palatal no Brasil torna-se ainda mais alarmante a partir do momento em que o sistema público de saúde não consegue atender nem metade das crianças que nascem com fissura no país. Como consequência criam-se imensas filas de espera pelo atendimento nos poucos hospitais públicos do país que oferecem esse tratamento. 

Que tipo de problemas o lábio fissurado e a fenda palatina causam na criança?
As consequências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança não são meramente estéticas. Crianças com estas deformidades podem sofrer de múltiplos problemas de saúde, incluindo problemas auditivos, infecções crônicas, má-nutrição, problemas na dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Os efeitos emocionais dessas deformidades podem ser devastadores para a criança. Elas usualmente vivem escondidas e sua autoestima é destruída. Os olhares e comentários das outras crianças resultam no abandono da escola nos estágios iniciais do desenvolvimento educacional. 

Qual especialista cuida deste tipo de problema?
A criança e sua família devem trabalhar com uma equipe de especialistas integrada por um pediatra, cirurgião plástico, dentista, otorrinolaringologista (especialista em nariz, garganta e ouvido), especialistas em patologias da linguagem e audição, geneticista e um psicólogo/assistente social. 

Como evitar que novas crianças tenham a patologia?
Cientistas estão pesquisando métodos para prevenir a ocorrência de lábio fissurado e fenda palatina, mas pouco foi descoberto até o momento. De acordo com um estudo recente, mães que tomam complexos multivitamínicos que contem ácido fólico antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação podem reduzir a probabilidade de terem um filho com este problema. Outros estudos sugerem que altas doses de vitamina A pode desempenhar um importante papel em alguns defeitos congênitos, incluindo lábio fissurado e fenda palatina. (Mulheres não devem tomar mais de 5.000 unidades de vitamina A por dia). 

O lábio fissurado e a fenda palatina podem ser reparados com cirurgia?
Sim. A cirurgia oferece excelentes resultados. Um pediatra e um cirurgião plástico trabalham em conjunto com os pais da criança para decidir qual é o melhor momento para realizar a cirurgia. A maioria dos cirurgiões concorda que o lábio fissurado deve ser reparado quando o bebê tem em torno de três meses de vida. A fenda palatina, geralmente, se opera entre os 12 e 18 meses de idade. Qualquer procedimento cirúrgico dependerá da saúde geral da criança e da extensão da fissura a ser reparada.

Fonte: Assessoria