18/03/2021

Sindicato dos Servidores Públicos de Mata Grande relembra luta pelos precatórios e comemora direito conquistado em definitivo após derrubada do veto presidencial.

Agora a expectativa é que o prefeito Erivaldo Mandu faça cumprir a lei e efetue o pagamento aos professores de 60% dos R$: 40 milhões de reais que o município recebeu em precatórios do antigo Fundef.

Por: Redação com Assessoria / Créditos: Arquivo/SSPMMG

O SSPMMG – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Grande vem por meio desta, parabenizar a todos os professores que se engajaram na luta pelo pagamento dos 60% dos Precatórios da Educação do antigo Fundef pela vitória conquistada nesta quarta-feira (18) que resultou na derrubada do veto presidencial nº 48/2020 pelas duas casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) por ampla maioria de votos garantindo em definitivo o direito dos professores aos precatórios do antigo Fundef.

Aprovado na Câmara dos Deputados fruto de uma emenda do Deputado Federal JHC que garantiu o pagamento da parcela dos 60% dos precatórios para os professores, o projeto seguiu para o Senado Federal que sob a relatoria do Senador Rodrigo Cunha também foi aprovado seguindo para sanção do presidente Jair Bolsonaro, que para decepção total de milhares de educadores do país, vetou o direito da categoria a parcela dos 60% do fundo, gerando uma intensa campanha que após alguns meses se consagrou vitoriosa pela derrubada do veto.

Vale destacar que outra grande conquista do SSPMMG foi para que os 60% dos precatórios do Fundef destinado ao município de Mata Grande se mantivesse intocável.

“Travamos uma grande luta em torno desses precatórios, batemos nos gabinetes de prefeitos, deputados, fomos às ruas, participamos de manifestações, protestos, passeatas, inúmeras audiências públicas... e tudo isso, não atrás de um favor, mas de um direito de quem tanto tem dedicado a vida em sala de aula a educação dos filhos de todos os trabalhadores, inclusive daqueles profissionais que por anos nos negaram o que é nosso. Mas é tudo no tempo de Deus e Deus coloca sempre as pessoas certas em nosso caminho para que possamos chegar a vitória. E assim, colocou o então Deputado JHC, (hoje prefeito de Maceió), esse gigante que quando ninguém acreditava, ele acreditou e encabeçou essa luta em Brasília, assim como o Senador Rodrigo Cunha, ambos de Alagoas a orgulhar os professores do Brasil inteiro, e sem esquecer do Deputado Federal Pernambucano Fernando Rodolfo por todo apoio e engajamento. Agora é cobrar dos prefeitos que cumpram a lei, afinal, não é favor, é direito” – Disse a presidente do SSPMMG – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Mata Grande, Jane Cleide Carvalho que também fez questão de relembrar o histórico de lutas em prol dessa imensurável conquista.

TCU - Tribunal de Contas da União em Brasília-DF

Congresso Nacional - Brasília-DF 
(Gabinete do Deputado Federal JHC)










Ato Público em Mata Grande/AL

Audiência Pública na AMA - Maceió/AL

Homenagem do Deputado JHC aos Professores