25/03/2021

[DOUGLAS DIAS] A DEMOCRACIA SERTANEJA


Bom ou mau o sistema representativo é o que temos, comumente chamado de “democracia” a maioria dos usuários do termo não fazem ideia da briga de foice que há em torno do conceito.

O propósito do texto não é acadêmico, mas devo dizer que a pendenga teórica se equipara a quebra de braços, Hobbes vs Rousseau: ‘o homem é o lobo do homem’ ou o homem é um ‘bom selvagem’? 

Cada um avalie por si, nesse meandro eu não entro.

Voltando ao governo do ‘demo’, os pesquisadores vem se esforçando em tentar pender a balança pela manutenção do sistema, acontece porém que em cada rincão deste país os sinais de paralisia são astronômicos, pois o método decisório comum é excluir os cidadãos das escolhas municipais. 

Se não acredita em minhas palavras, saiba que a constatação foi do Ministério do Desenvolvimento Agrário ao emitir relatório sobre a situação institucional dos municípios do Alto Sertão de Alagoas. (Veja aqui).

O engraçado nisso tudo é que mais uma vez a disputa volve aos clássicos, ou seja, Hobbes e Rousseau se reencontram para mais um duelo até “o fim da história”, centralismo ou dispersão do poder? Eis a questão.

Adendo: ao que me parece os prefeitos recém eleitos já deram sua resposta pra isso.

Siga em frente!


DOUGLAS DIAS

Cientista Político, Esp. Comunicação Política, profissionalmente consultor do terceiro setor e assistente jurídico.


LEIA TAMBÉM!

A política e o futuro