14/08/2013

MP instaura inquérito para investigar surto de diarreia em Inhapi e Mata Grande

Foram registrados 7.890 casos da doença e 59 mortes este ano. Depois de coletar dados, MP vai tomar medidas administrativas.


O Ministério Público de Alagoas (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de diarreia que atingiu os municípios de Mata Grande e Inhapi, no Sertão do Estado, que resultou na morte de quase 60 pessoas. A resolução foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14).
Reprodução/Jornal NacionalO objetivo é promover diligências para coletar mais informações, certidões e depoimentos. Depois disso, será aberto um procedimento administrativo.

Ainda de acordo com a publicação, é dever do Estado tomar providências para reduzir riscos de doenças. O Ministério Público ressalta ainda que saúde é um direito fundamental do ser humano.

Segundo o MP, serão apurados três tipos de modalidades de abastecimento: Sistema de Abastecimento de água canalizada, feita através da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Soluções Alternativas Coletivas (não canalizada), como é o caso de carros-pipas e chafarizes, e Soluções Alternativas Individuais (não canalizada), como cacimbas, poços rasos e cisternas.

Depois de obter mais dados e informações, o MP disse que vai promover medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis, para, então, adotar preliminarmente providências necessárias para ajudar a sanar o problema que atinge mais de 30 municípios alagoanos.

Sem registros
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou na última terça-feira (13), que a doença foi controlada e que o Estado não está mais em epidemia de diarreia.

Segundo os dados do boletim epidemiológico da Vigilância Sanitária de Alagoas, 32 municípios permanecem em alerta, mas não apresentam mais o quadro do surto que resultou este ano em 7.890 casos e 59 mortes por diarreia.
Por G1/AL