Vereadores usaram a Tribuna da Câmara nesta quinta-feira (07) para cobrar o cumprimento da lei pela prefeita Regina Cunha.
Por Redação
Em Janeiro, o Ministério da Educação anunciou o reajuste de 14,95% do piso salarial dos professores e professoras da educação básica. O valor passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Todavia, a Prefeitura Municipal de Itaíba localizada no Agreste do Estado de Pernambuco a 350 km da capital Recife, vem descumprindo a Lei Federal do Piso de forma sistemática, e pior que isso, além de não conceder o percentual de reajuste anunciado pelo Governo Federal, a Prefeita Regina Cunha não concedeu (1 real) de reajuste no corrente ano, tanto que, chega ao final de 2023, desta vez sem pagar o reajuste dos professores, pelo menos até a publicação desta matéria, e principalmente até a sessão ordinária desta quinta-feira (07) da Câmara Municipal de Vereadores, onde o Presidente Ver. Eraldo Pequeno e os vereadores Jessé Tenório e Profª Dinha usaram a Tribuna da Casa Gerson Maranhão para cobrar o cumprimento da lei pela gestora municipal.
“Prefeita, a senhora é professora e o seu cargo é temporário igualmente o meu, a qualquer momento a gente sai dele. E quando a gente sair dele, queira o que não queira se o povo quiser tirar, a senhora vai ter que sair do cargo, então a senhora está desvalorizando a classe dos professores porque a senhora é professora, e que vai exercer o cargo daqui a um ano ou dois anos. Então, como é que vem um aumento desse e é negado deixando de dá o direito aos servidores?”, disse o vereador Jessé Tenório.
Já a vereadora Dinha, além de cobrar o pagamento do reajuste dos 14,95% também saiu em defesa de todos os servidores em geral cobrando o envio pelo Poder Executivo Municipal de um Projeto de Lei que contemple todos os servidores municipais com um Plano de Cargos e Carreira. “O pagamento do aumento dos professores só depende mesmo do Poder Executivo. Se ele tiver a boa vontade de pagar só é enviar o projeto para a Câmara que estamos aqui para aprovar os 14,95% e também o plano de cargos e carreira de todos os funcionários que ganham um salário mínimo. Porque sabemos que um salário mínimo hoje em uma casa de família é morrer de fome, porque se paga aluguel, tem pessoas doentes dentro de casa, toma medicamento, não dá em nada, e o seu trabalho é digno, então nós temos que valorizar o servidor público”, desabafou.
“O Poder Executivo ele é movido dos servidores, os servidores é que fazem o trabalho do município, apenas o executivo administra o dinheiro para pagar a todos”, concluiu.
O último orador da noite foi o Presidente da Câmara, o Ver. Eraldo Pequeno que também saiu em defesa do pagamento do reajuste dos professores: “Hoje é dia (07) e até agora não chegou nenhum projeto e ela não fez nada, não se pronunciou em nada na questão da porcentagem dos professores que está chegando ao final do ano e já foi judicializado essa questão do aumento dos professores, dos 14,95% e agora vamos aguardar a decisão do Ministério Público e do Tribunal de Contas onde vai ser cobrado dela também”, enfatizou o presidente.
Confira a íntegra da 530ª Sessão
Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba/PE clicando no link a
seguir: https://www.youtube.com/watch?v=SmlbA366ATk