19/12/2023

| VÍDEO | Juventude inhapiense esteve representada na 4º Conferência Nacional de Juventude.

 

Evento foi realizado entre os dias 14 e 17 de Dezembro em Brasília-DF. 

Por Redação com Ascom/GF

 

Com o objetivo de dar mais voz, espaço e integração para a juventude brasileira, através do diálogo e da participação social,  a 4ª Conferência Nacional de Juventude aconteceu entre os dias 14 e 17 de Dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). 

 

Durante quatro dias de evento, a juventude do país esteve reunida para discutir políticas públicas para a população jovem com idade entre 15 e 29 anos.

 

Organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a 4ª Conferência teve como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. 

 

O momento marcou o retorno do diálogo entre o Governo Federal e a Sociedade Civil. Desde 2015 a Conferência Nacional de Juventude não era realizada, uma lacuna de 08 anos em que os espaços de diálogo e participação social com o governo foram reduzidos. 



ETAPAS

 

Durante a fase preparatória para a 4ª Conferência Nacional da Juventude, foram realizadas  etapas municipais, regionais, estaduais, livres, Temáticas, de Povos e Comunidades, Territoriais, além de da etapa digital.  

 

Com forte mobilização e participação das diversas juventudes brasileiras, as etapas prévias da Conferência alcançaram mais de 250 mil jovens, 1535 municípios realizaram conferências municipais e, aproximadamente 1800 municípios brasileiros foram alcançados, reunindo cerca de 1.117 propostas, que foram avaliadas na plenária final no último dia da conferência nacional. 

 

Ao todo, 1.300 delegados/as de todos os estados e do Distrito Federal participaram da 4ª Conferência Nacional de Juventude. Eles foram eleitos nas etapas prévias, que seguiram critérios como paridade de gênero, proporção étnico-racial e diversidade regional, estabelecidos no regimento interno.

 

Entre os delegados eleitos estava a Jovem Yasmim representando o alto sertão de Alagoas, mais precisamente o município de Inhapi. “Gostaria de agradecer ao prefeito da minha cidade pelo apoio que nos deu para representarmos o nosso município na Conferência Nacional da debatendo políticas públicas para a juventude, algo muito importante para o nosso sertão, além de um reconhecimento muito grande. Também gostaria de agradecer a secretária Ivonete e o Secretário de Governo Damião Brito” disse Yasmim.