12/03/2024

| ITAÍBA/PE | Vereadores aliados do governo votam para impedir presidente do Sindicato de fazer uso da Tribuna da Câmara em defesa do piso salarial dos professores.

 

Marcelo Pilota, Lula do Doce e Normando votaram NÃO ao uso do microfone pelo professor Abidoral Alves. Já o vereador Cláudio do Jirau se absteve de votar. 

Por Redação 

Na última quinta-feira (07), a Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba/PE realizou sua 534º Sessão Ordinária, desta vez com a participação dos professores que lotaram as dependências da Casa Gerson Maranhão em protesto contra os 4% de reajuste salarial do piso salarial dos professores proposto pela Prefeita Regina Cunha para este ano de 2024. 

Apesar do reajuste proposto pelo Governo Municipal ser superior ao estabelecido pelo Governo Federal (3,62%), de acordo com o SINSEPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Itaíba/PE, a proposta tenta maquiar a realidade, uma vez que os professores estão com seus salários congelados desde 2022, uma vez que em 2023 quando o Governo Federal reajustou em 14,95% o piso salarial nacional, a gestão da prefeita Regina Cunha não concedeu um único centavo de reajuste, o que representa portanto, um déficit salarial de 18,57%. 

E foi com o objetivo de expor tal cenário na Tribuna da Câmara, que o presidente Professor Abidoral Alves, pediu o uso da palavra ao Presidente Eraldo Pequeno, que logo colocou em votação, sendo aprovado pela maioria, porém, com três votos contrários dos vereadores governistas Marcelo Pilota (líder do governo), Lula do Doce e Normando de Maciel e uma abstenção do vereador Cláudio do Jirau. 

“Digo ao nosso ilustre vereador Marcelo, que é representante aqui do governo, Líder do Governo, que os vereadores da base, possam ter o pulso de olhar nos olhos e dialogar e falar o que sentem. E a tentativa de não deixar que a voz do povo ser... Não cala!”, desabafou o Professor e Presidente do SINSEPI Abidoral Alves. 

Na sequência, fizeram uso da tribuna em defesa dos direitos dos professores, o vereador Jorge do Cachorro quente e o Presidente da Câmara Ver. Eraldo pequeno. Já os vereadores governista, não fizeram uso da tribuna.

Confira no link abaixo a íntegra da 534º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores:

https://www.youtube.com/watch?v=aCF6xU6XAVk