02/03/2024

| AÇÃO POLÍTICA | Vereador resgata cidadania de moradores que não possuem documento de identificação em Ouro Branco/AL.


 Somente em 2023 foram mais de 700 documentos de identidade viabilizados e entregues pelo parlamentar e professor Jozimário. 

Por Redação

Muitos podem achar que é apenas mais uma ação eleitoreira, todavia, é preciso conhecer o contexto e principalmente a história por trás de cada ação social desenvolvida independentemente de que o faça, mas principalmente quando o idealizador é um representante eleito pelo povo cuja missão é justamente promover melhorias nas condições de vida da população em geral, não apenas na parcela que o elegeu. 

Pois bem, no ano de 2012, o então professor Jozimário era barrado em um aeroporto quando se preparava para viajar rumo a um intercambio internacional, Jozimário estava com o documento de identidade (RG) vencido, pois somente naquele momento, lhe fora informado que o RG só tinha validade de 10 anos e como o seu já havia ultrapassado tal período, ele não conseguiu embarcar.  “Foi um momento de enorme frustração e tristeza, mas que carreguei comigo como um propósito de dentro das minhas possibilidades ajudar para que outras pessoas não passem pelo que passei”, disse Jozimário.


E foi a partir do seu ingresso na vida política em 2020 quando se elegeu vereador, que dois após a pandemia em 2023, o Professor e agora vereador Jozimário finalmente havia encontrado a oportunidade de ajudar seus conterrâneos de modo a resgatar o básico da cidadania que é a identificação do cidadão, e assim, através de contatos com pessoas dispostas a somar forças, Jozimário conseguiu na cidade de Inhapi/AL, que fica a apenas 50 km de distância de Ouro Branco/AL em um posto de identificação local viabilizar a emissão de RG´s novos para quem estava com o documento vencido e 1ª via para que não tinha. 

Acontece que, o processo de emissão do RG não era tão simples como se imaginava, pois além do agendamento e do ajuntamento da documentação necessária, era preciso agendar e transportar as pessoas até o posto de identificação, o que demandaria muito trabalho e recursos financeiros com o transporte das pessoas envolvidas. O desafio era enorme, mas o vereador buscou novas parcerias e o que teve início com recursos próprios, passou a contar com o apoio da Prefeitura Municipal através da sensibilidade da prefeita Denyse que disponibilizou uma van para o deslocamento do grupo agendado semanalmente. E assim, somente em 2023 foram mais de 700 documentos de identificação viabilizados e entregues pelo Professor e Vereador Jozimário a população, a maior parte pessoas de baixa renda do município de Ouro Branco/AL em parceria com a Prefeitura Municipal, sendo 180 somente para os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. 



Funciona assim: “No ato da emissão, os beneficiários me entregam os comprovantes e eu mesmo pego as identidades quando elas chegam num prazo de 40 dias e as entrego a todos. Essa ação é feita de custo zero para os beneficiários, inclusive até as cópias dos documentos que são necessários no instituto, são providenciadas por mim”, Disse Jozimário 

“Meu sentimento é de gratidão e de realização, agradeço a parceria do instituto lá do Inhapi, parabenizo o prefeito pela acolhida no município e agradeço de coração a equipe que nos atende lá no instituto, a presidente Jane, a Mariana e a Adecilda, que fazem um trabalho muito humanizado naquele instituto. Agradeço a prefeita Denyse pela parceria e sensibilidade, a população ourobranquense pela confiança em meu trabalho e acima de tudo, agradeço a Deus por tudo que ele tem feito e pela acolhida todas as vezes que estou lá”, concluiu.