27/05/2022

[ITAÍBA\PE] Conselho de Ética da Câmara investigará vereador por quebra de decoro parlamentar após abordagem da PRF em Alagoas ter encontrado arma e maconha em seu veículo.

 

Por determinação do Presidente da Câmara, representantes do Poder Legislativo Municipal cumprirão diligências junto as autoridades policiais alagoanas, aos quais serão solicitadas informações sobre o TCO registrado contra o parlamentar. 

Por: Redação 

A Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba\PE deu início nesta sexta-feira (27) à apuração de uma possível quebra de decoro parlamentar do vereador Normando de Maciel (PSB) menos de 24 horas depois do parlamentar ter sido flagrado por agentes da PRF – Polícia Rodoviária Federal com arma e maconha em seu veículo durante uma abordagem quando trafegava pela BR-423 em Alagoas qna companhia de um foragido da justiça. 

Segundo informações repassadas pela polícia a imprensa local, o vereador assumiu a autoria da droga, enquanto o foragido do sistema prisional, preso em flagrante, disse ser proprietário da arma de fogo. Após a assinatura de um TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência o parlamentar itaibense foi liberado. 

Acontece que, não demorou muito tempo para que o caso ganhasse enorme repercussão no município e região, fato que levou o Presidente da Câmara, Vereador Eraldo Pequeno (PODE) a determinar diligencias do Poder Legislativo Municipal junto as autoridades policiais competentes, as quais serão solicitadas informações sobre o TCO registrado contra o parlamentar. Feito isto, o caso deverá ser analisado pelo Conselho de Ética da Câmara que poderá decidir pelo afastamento do vereador ou até mesmo pela cassação do mandato. 

O que diz o vereador 

Procurado para comentar o caso, o vereador disse que estava viajando e que assim que retornasse para casa retornaria o contato, contudo, ao ser questionado que horas seria o retorno, o parlamentar visualizou, mas não respondeu. 

Diante da incerteza de retorno ao contato feito pela nossa equipe de redação, decidimos publicar a matéria, porém, deixando em aberto o espaço para atualização do texto assim que o vereador retornar o contato, o que aconteceu horas depois, com o envio da seguinte nota pelo vereador:

“De antemão, não houve a "prisão", esclareci os fatos no Posto da PRF no Carié, assinei um Termo Circunstânciado de Ocorrência e fui liberado para seguir viagem. Acontece que, durante a viagem rumo a uma propriedade da minha família em Alagoas, levando um homem e sua esposa com o filho deles para trabalhar no local, fui abordado pela PRF de Alagoas que encontrou uma pequena quantidade de maconha para uso pessoal, o que inclusive já é de conhecimento público, pois há algum tempo venho realizando tratamento para diminuir e parar de vez com o consumo. Porém, o problema maior foi para o passageiro que viajava comigo, que era foragido da justiça e foi preso em flagrante com uma espingarda calibre 12” – Contou o vereador.

Normando de Maciel tem 21 anos e está em seu primeiro mandato de vereador eleito em 2020 pelo PSB o 3º vereador mais votado do município com 732 votos pela oposição a atual prefeita (reeleita) Regina Cunha (PODE), com a qual se aliou meses depois e atualmente faz parte da sua base de governo na Câmara que conta com 07 dos 11 vereadores.