12/10/2014

Crianças aprendem a cultivar horta em escola rural de Inhapi, AL

Prática ensina convívio com o semiárido e o valor dos alimentos saudáveis.Trabalho é feito por professoras do povoado Lagoa do Tanque.

Crianças que vivem e estudam no povoado Lagoa do Tanque, na zona rural do município de Inhapi, no Sertão de Alagoas, estão aprendendo na escola a prática de cultivar hortas e se alimentar de forma saudável. O aprendizado acontece no Sertão, região onde a atividade agrícola esbarra nas altas temperaturas e o clima seco e a escassez de água deixam as terras improdutivas durante a maior parte do ano.

“O importante desta atividade é que além de deixar os alunos familiarizados com os alimentos, as aulas também estão fazendo as crianças tomarem gosto por eles. Com a horta eles apreendem além da teoria”, explica a professora Rosimeire Teixeira, ao enfatizar que em sala de aula os estudantes aprendem de forma lúdica a conhecer os alimentos pelo tato e o olfato, e os benefícios que as verduras e os legumes fazem a saúde.

Na horta, onde o verde contrasta com com a cor do cenário seco ao redor, a professora ensina uma outra lição, a preservação dos recursos naturais. “Para molhar a horta é usado um regador para controlar a quantidade de água usada. Assim, há como preservar a água para todas as plantas”, completa Rosimeire ao explicar que o líquido é distribuído por carro-pipa.

Para o coordenador pedagógico da escola, José Bezerra, a ideia da horta é interessante porque trabalha a realidade dos estudantes. “Aqui eles apreendem noções de economia, saúde e bem-estar, já que passam a comer produtos sem agrotóxicos e até mesmo preservação ambiental”, expõe.


Do G1 AL com informações da TV Gazeta