07/05/2016

Professor inhapiense é referencia nacional em educação financeira.

Disseminador da metodologia Aflatoun trazida para Inhapi pela ONG Visão Mundial, Roseildo da Silva já palestrou em pelo menos quatro estados, e acaba de ser convidado por uma outra organização que também adotou a metodologia, para apresentar em outros dois estados como funciona na prática o Aflatoun nas escolas.

Por: Redação

Investir na educação das crianças e jovens, com toda a certeza, é o melhor caminho para se construir gerações de pessoas mais conscientes e sustentáveis. E a educação financeira tem um papel importantíssimo nessa missão, ensinando, desde cedo, o comportamento correto com relação ao uso do dinheiro.

Mas apesar disso, o projeto de Lei nº 171/09, que estabelece a obrigatoriedade da educação financeira em escolas públicas e privadas de todo o país, esta ainda é uma realidade distante em milhares de instituições de ensino no Brasil. 

Mas em meio a esta enorme deficiência educacional brasileira, o municipio de Inhapi, no alto sertão de Alagoano ganha destaque no cenário nacional, graças ao trabalho da ONG Visão Mundial e do dedicadíssimo professor Roseildo da Silva que na condição de coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de educação abraçou a metodologia Aflatoun, ganhando destaque nacional, convidado não somente pela Visão Mundial como por outras organizações que adotaram a metodologia a apresentar os resultados do seu trabalho nas escolas em pelo menos quatro estados brasileiros.

O Aflatoun - Educação Social e Financeira para Crianças, objetiva trabalhar com as crianças temas sociais e financeiros, para que elas possam aprender sobre si mesmas, sobre os seus direitos, sobre economia, conceitos financeiros básicos e empresaO Aflatoun coloca as crianças no centro de seu processo de aprendizagem e as envolve com o mundo ao seu redor. Ao fazer isso, acredita-se que as lições sociais e financeiras recebidas irão ficar com elas para sempre.

O princípio de ensino utilizado a metodologia Aflatoun é chamado de aprendizagem centrada na criança, no qual elas recebem espaço para se expressar, para agir por conta própria e para resolver seus problemas práticos juntos. Elas agem nessas situações de acordo com o lema Aflatoun “explorar, pensar, investigar e agir”.

Além da Visão Mundial, pelo menos outras três organizações resolveram investir na capacitação de educadores para disseminação do Aflatoun nas escolas, neste sentido, ninguém melhor do que um professor para transmitir a outros professores a importância da metodologia para a educação social e financeira das crianças, indo além da teoria ao apresentar os resultados práticos proporcionados pela aplicação do Aflatoun em sala de aula, daí veio o convite ao professor Inhapiense Roseildo da Silva para apresentar em mais dois estados a metodologia. Nessas apresentações o professor inhapiense faz toda a conceitualização teórica da metodologia, ao tempo em que apresenta os resultados práticos do que tem conseguido desenvolver com as crianças, que podem ser observada nas fotos em anexo a esta matéria.