24/02/2017

Secretaria de Saúde de Inhapi realiza campanha de conscientização no Carnaval



A Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta-feira (24.02) uma ação de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e conscientização no trânsito. Durante a manhã desta sexta foram distribuídos centenas de preservativos e adesivos de conscientização no trânsito para a população na Avenida Pompílio Brandão de Alcântara, lugar de intensa movimentação.

O serviço de epidemiologia do município registra uma preocupação com a sífilis, doença que já é considerada uma epidemia em todo o Brasil.A enfermidade pode causar aborto na gravidez, cegueira, surdez, deficiência mental e outras malformações fetais. O nosso objetivo é conscientizar os jovens quanto a importância do sexo seguro,além de distribuir os preservativos.

A campanha contou ainda com o apoio da Prefeitura de Inhapi, Detran-AL, alunos e professores da Escola Municipal Luiz Celso Malta Brandão que fizeram passeata nas principais ruas da cidade, ao som de marchinhas de carnaval.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Guerra, apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus HIV, um dos maiores problemas que envolvem a Aids continua sendo a falta de diagnóstico precoce.

“Isto porque o vírus causador da infecção possui uma chamada janela imunológica (fase em que o vírus encontra-se indetectável no sangue) e a pessoa poderá transmitir mesmo não apresentando sintomas”, explica.







Por Ascom/Inhapi