04/03/2019

Pastor Francisco Cosme: Um exemplo de vida dedicada a Deus e o próximo.

Na semana que sucedeu a entrega do título de cidadão honorário de Inhapi pela Câmara de Vereadores, as homenagens continuam a este homem de 81 anos que dedicou sua vida a fazer o bem e ganhar almas para Cristo.



Por: Redação
Francisco Cosme nasceu na cidade de Água Preta/PE no dia 15 de Maio de 1937 sendo posteriormente batizado com dois nomes um tanto especial que aparentavam já traçar o seu destino a partir de então, afinal de contas, tratava-se dos nomes de dois santos bastante conhecidos entre os católicos, dado por seus pais Idalino Cosme de Araújo e Amara Maria de Araújo, que naquela época jamais imaginariam que a religiosidade e a crença em Deus fosse nortear os caminhos do seu filho por toda a vida, muito menos que um dia viesse a se tornar Pastor Evangélico, que, aliás, respeita, mas possui entendimento contrária a crença católica com relação a santidade.

Casado desde os seus 24 anos de idade com a Srª Aparecida, Francisco Cosme tinha como profissão e sustento a fotografia e pouco tempo depois passou a ser comerciante. Mas foi aos 25 anos que logo iniciou sua carreira religiosa aceitando a Jesus como seu único e suficiente salvador, na Igreja Assembleia de Deus do município de Arapiraca onde residia com a esposa e onde recebeu o batismo nas águas com apenas 1 (um) ano de crente, vindo dois anos depois, aos 27 anos a receber o batismo no Espírito Santo. 

E foi a partir desse dia que o jovem Francisco Cosme começou a entender a sua chamada ministerial, não demorou muito e logo foi separado direto ao Presbitério no ano de 1977 na cidade de Propriá/SE onde iniciou uma longa jornada de trabalhar para o Senhor Jesus, pregando a palavra de povoado em povoado, seguindo o propósito de Deus para sua vida. Era Deus mandando e ele obedecendo, afinal, seu chamado era mais além do que um dia imaginou chegar e transformar vidas e mais vidas para honra e glória de Deus.

Foi então que no ano de 1990 foi separado a Pastor em Alagoas pelo Pastor Presidente; José Antônio dos Santos, e a partir de então só se dedicou para a obra do Senhor.

A primeira cidade como pastor foi Senador Rui Palmeira, na qual passou 02 anos, seguindo para tanque D’arca onde ficou 04 anos, chegando a cidade de Geral do Ponciano onde passou 07 anos de um legado Social e Evangelístico que marcou aquela comunidade. Até que infelizmente sua esposa partiu para a cidade celestial, Francisco ficou sem chão, pois perdia ali no dia 10 de Março de 2001 sua companheira de todas as horas, aquela que o ajudou intensamente no campo missionário. A perda da companheira abalou seu emocional e Francisco chegou a dizer que não iria da continuidade em suas evangelizações, porém, o ministério de Deus ainda iria ser revelado, o Senhor renovou as suas forças, afinal, os planos de Deus não são os planos do homem, e seis sete meses depois em Outubro daquele mesmo ano (2001), Deus preparou uma nova esposa e companheira, a Sr.ª Maria do Carmo que juntos desembarcaram na cidade de Inhapi, onde lá se vão 18 anos de um incansável trabalho de evangelização que transformou centenas de vidas, sem nunca, jamais ter deixado de falar de Jesus. 

Homem de Espírito de fé voltado para os anseios de servir ao Senhor, o Pastor Francisco Cosme nunca mediu esforços para melhorar as condições espirituais dos irmãos, não é a toa que hoje somente em Inhapi, existam 08 templos de Assembléia de Deus espalhado pelo município e mais de 800 crentes proclamando as boas novas, inclusive na cidade onde se encontra a Sede do Templo na Avenida Senador Rui Palmeira Nº 1083.

Hoje, aos 81 anos, pai 08 filhos todos instruídos no caminho do Senhor, o Pastor Francisco Cosme segue firme na fé dedicando sua vida a fazer o bem e ganhar almas para Cristo.

É como diz a Bíblia no Salmo 126: “Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isto estamos alegres”.