11/03/2019

VIII Festival do Carreiro e Carroceiro em Canapi bate recorde e entra de vez para o calendário dos maiores eventos de valorização da cultura popular sertaneja em Alagoas.


Evento reuniu pelo menos 322 carreiros e carroceiros vindos dos quatro cantos do município e região, movimentando a economia local e atraindo milhares de pessoas a prestigiar o desfile pelas principais ruas da cidade.

Por: Marcio Martins
Créditos: STTR/Canapi-AL

Apesar da desorganização generalizada que se transformou a programação da Festividade de Rua do Padroeiro São José, quer dizer! Tradicional Festa de Março, digo! Festejos do Mês de São José... Bom! Seja lá como se denomina aquela que já foi considerada uma das maiores festas tradicionais do sertão alagoano. A VIII Edição do Festival do Carreiro e Carroceiro de Canapi organizada pelo STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e pelo aboiador Afonso Belarmino mais uma vez foi um verdadeiro sucesso de público e participação de carreiros e carroceiros vindos dos quatro cantos do município e região, como dos municípios de Mata Grande, Ouro Branco, Inhapi, Maravilha, Santana do Ipanema, Olivença e Poço das Trincheiras que começaram a chegar 02 (dois) dias antes da festa, sendo recepcionados na Fazenda do Dr. Divanildo no Bairro Mutirão para o tão esperado desfile dos ocorrido às 15hs da tarde deste sábado (09) pelas principais ruas da cidade batendo o recorde da edição anterior em número de participações, movimentando a economia local e atraindo os olhares de milhares de canapienses que deixaram suas casas para prestigiar e aplaudir uma das maiores demonstrações de valorização do homem do campo idealizada pelo jovem Madson Paulino, atual presidente do STTR de Canapi/AL.

Gente de todas as idades participaram do evento, nos 204 carros de boi, 69 carrinhos de carneiros, 48 carroças e 01 Charrete que deu aquele brilho especial a este que já é considerado um dos maiores eventos da cultura popular sertaneja em Alagoas, atrás apenas da Festa do Carro de Boi em Inhapi.

A festa que teve início com a recepção dos carreiros e carroceiros na fazenda do Dr. Divanildo no Bairro Mutirão, contou com suporte para alojamento, café da manhã e um saboroso almoço típico da cultura nordestina oferecido pelo STTR.

Após o belíssimo desfile conduzido pelos aboiadores; Zé de Almeida, Arnaldo aboiador, Cicero Caboclo, Rogério, Ferreirinha e Afonso Belarmino, no retorno a fazenda, o evento foi encerrado com sorteio de prêmios e muito forró ao som do paredão Carlos Som e da cantora Cley Gomes.

Este ano o apoio total para a festa foi do Escritório Torres & Albuquerque, FETAG/AL, Zé Cícero (Prefeito de Inhapi-AL), Ronaldo Medeiros e os Deputados Antônio Albuquerque (Estadual) e Nivaldo Albuquerque (Federal).

No dia seguinte a realização do festival, Madson Paulino fez uso de suas redes sociais para agradecer a todos os participantes e ao público presente:
Gratidão a Deus e a todos os colaboradores !!!!
Foi maravilhosa a Festa e deu tudo certo!!!!
A festa foi estouro e quem venha o próximo ano !!!
Isso é valorização de nossa cultura, do homem do campo !!!!
Obrigadoooooo a todos !!!!!