28/08/2023

| EXCLUSIVO! | Pedido de CPI contra a gestão da prefeita Regina Cunha é protocolado na Câmara de Vereadores de Itaíba/PE.


Requerimento que pede a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades no Transporte Escolar do município contou com 04 assinaturas e tem o aval do presidente da casa.

Por Redação

Os vereadores Aureliano Martins (Didias), Valdilene Alves (Profª Dinha), Jessé Tenório e José Rodrigues Pereira (Jorge do Cachorro Quente), protocolaram na manhã desta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba/PE um requerimento em que pedem a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no Transporte Escolar do município.

O documento foi endereçado ao Presidente da Câmara, Ver. Eraldo pequeno, que levará o pedido para deliberação e votação por maioria simples dos membros da mesa diretora pela aceitação ou não da abertura da CPI. Além do presidente, compõe a Mesa Diretora da Câmara, os vereadores: Jessé Tenório (Vice-presidente), Didias Martins (1º Secretário) e Dindo de Zé de Sergio (2º Secretário).

Vale destacar que entre os 04 (quatro) parlamentares que compõem a Mesa Diretora da Câmara, apenas o vereador Dindo de Zé de Sergio integra a base do Governo Municipal no Parlamento Itaibense. Portanto, a abertura da CPI já é dada como certa e terá como próximo passo a escolha dos membros da comissão que será composta por 04 membros, sendo 02 (dois) de oposição e 02 (dois) de situação a ocupar os postos de Presidente, Relator, Vice-presidente e Membro por um prazo de 30 a 90 dias de investigação.

Nossa equipe de redação teve acesso com exclusividade ao requerimento protocolado pelos parlamentares e em sua justificativa, os vereadores argumentam a má qualidade dos veículos utilizados no transporte escolar que tem acarretado condições inseguras e inadequadas para o deslocamento dos alunos colocando em risco sua integridade física e bem estar. Além disso, levantam suspeitas de uma licitação milionária para o referido serviço, levantando questionamentos sobre a legalidade e transparência do processo licitatório, bem como a qualidade dos serviços prestados e contratados a terceiros.


É importante frisar que todas as irregularidades apontadas como motivadoras do pedido de abertura da CPI também fazem parte de um relatório entregue a Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme noticiado em reportagem anterior aqui no site Central do Sertão (relembre aqui).