10/06/2014

Abertura dos festejos juninos de Canapi foram iniciados com o "Arraiá no ritmo da seleção"

Comemoração foi organizada pela equipe da escola municipal João Vieira Maciel

 Por: Assessoria

O "Arraiá no ritmo da seleção", organizado pela equipe que faz parte da Escola Municipal João Vieira Maciel, deu início as festividades juninas em Canapi. O evento que teve como principal objetivo manter a cultura popular, além de proporcionar aos canapienses uma tarde de alegria e descontração, foi realizado no Clube Municipal no último dia 06 de junho. Para animar a festa estiveram presentes Anderson Ramalho Lêlo & Cia, contagiando os participantes com sua alegria e ao som de muito forró e arrasta pé.

Diretora, professores, coordenadores, alunos, serviços gerais, cozinheiras, vigias, enfim, todos fizeram questão de participar do evento. O grupo saiu da escola e percorreu as principais ruas do município indo em seguida ao Clube municipal, onde houve a continuação da festa. O que mais chamou atenção foi como as pessoas se motivaram para se vestir com trajes juninos, chapéus, sandálias, vestidos de chita, lenços no pesçoco, enfim, todos os "apetrechos" usados nessa época e que resgatam a cultura popular brasileira.

Houve também o desfile de carroças e a apresentação do tradicional casamento matuto. As pessoas saiam de suas casas para ver e acompanhar de perto a festa, que ia ficando cada vez mais bonita com a adesão da população local. Crianças, jovens, adultos e até idosos, fizeram questão de participar do evento, que ao que parece, será o primeiro de muitos que ainda serão realizado durante o mês que se comemora as festividades juninas e ainda a copa mundial de futebol, que acontece este ano no Brasil.

"Parabenizo, em nome das pessoas que fazem parte da secretaria de educação, toda equipe da escola João Vieira Maciel, por essa iniciativa de proporcionar uma linda tarde de cultura aos canapienses. O arraiá foi "arretado" demais. Essa é a mais pura expressão da nossa cultura,  e tradição do povo brasileiro. O trabalho da equipe, sem dúvida alguma, mostra o comprometimento dessas pessoas com a educação, cultura e lazer dos canapienses", disse o secretário de educação municipal Luiz Pedro Brandão.

A diretora da escola destacou o apoio da prefeitura municipal, que tem como gestor Celso Luiz Tenório Brandão, por meio da secretaria de educação, afirmando que sem o mesmo, o trabalho não seria possível. Citando também o enjagamento de toda a sua equipe que se dedicou ao máximo para organizar com muito carinho cada detalhe do evento. Sempre com o pensamento de fazer o melhor e incentivar não só a equipe e os alunos, mas a população de modo geral, a manter os apectos culturais do seu povo.


"Estamos em um mês festivo de acordo com o calendário nacional. Só que este ano temos além das comemorações juninas, que faz parte da cultura brasileira, a realização da Copa do Mundo no Brasil. O futebol também pode ser considerado parte da nossa cultura, pois todo  brasileiro, mesmo que não seja adepto ao esporte, se contagia na torcida pela seleção. Então, vamos apoiar tanto os festejos juninos quanto as comemorações das partidas que o Brasil irá disputar. Pois, somos incentivadores da cultura do nosso povo e isso também é cultura", afirma Celso Luiz Tenório Brandão - Prefeito de Canapi-AL.