10/07/2015

5ª Conferência Municipal de Saúde de Inhapi discutiu “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”

Por: Redação
Créditos: Central do Sertão

Com as participações de representantes do poder público e de membros da sociedade civil organizada, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, nesta sexta-feira (10), a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro aconteceu no Ginásio de Esportes,  e discutiu o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A Conferência foi iniciada com a fala das autoridades e logo após aprovação do Regimento Interno. Dando continuidade ao evento, os palestrantes Celyrio Adamastor Barreto Acyoli Neto coordenador setorial de gestão da informática (SESAU) , apresentou e discorreu sobre o tema principal e, em seguida, o debate foi aberto ao público.

Com os grupos de trabalhos formados, no segundo momento da Conferência, os participantes realizaram a elaboração das propostas. Dando prosseguimento, as discussões foram abertas e as propostas foram deliberadas. Por fim, os participantes elegeram os delegados que vão representar o município de INHAPI na Conferência Estadual de Saúde.

De acordo com o Prefeito José Cícero, a conferência teve como objetivo estabelecer um processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo. Foi um espaço aberto, plural e democrático, onde foram discutidos diferentes assuntos que permeiam a saúde pública a nível local e nacional, visando à superação das desigualdades.

A vice-prefeita Cristina Costa participou da abertura do evento, onde cumprimentou os servidores da saúde pelo serviço prestado no Município e ressaltou os investimentos promovidos na área da saúde. “Sabemos as dificuldades enfrentadas por quem atua diariamente na área da saúde. Nosso desafio é constante, buscamos sempre melhorar as condições de trabalho e o serviço prestado aos moradores”, afirmou Cristina.       

Ainda fazendo uma avaliação das discussões, para o Prefeito José Cícero, a 5ª Conferência reafirmou a Saúde como direito fundamental do povo brasileiro, pilar estruturante da cidadania e do desenvolvimento da nação, defendendo a Saúde pública como direito de cidadania.

O evento também contou com a presença do Secretário de Educação Moab Damasceno e dos Vereadores; Divan Ferreira, Laercinho, Benzol, Welligton(Moercego e Niquinha de Hélia. 








FB_IMG_1436578782928
FB_IMG_1436578768627