25/07/2015

7ª Edição da tradicional Festa do Carro de Boi em Inhapi supera todos os recordes de carreiros

Apoio da Nestlé e do Governo do Estado foi fundamental para realização e o sucesso do evento.

Por: Redação
Créditos: Natécio Fagner/Central do Sertão


O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. Por isso, todos os anos, a Prefeitura Municipal em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi, reúnem centenas de carreiros do município e região para celebrar a grandiosa Festa do Carro de Boi, considerada uma das mais importantes celebrações da cultura popular do sertão, que mantém vivo um dos mais importantes símbolos da cultura camponesa e que este ano chega a sua 7ª Edição.

Este ano, a festa realizada neste sábado (25) contou com cerca de 600 carros de boi, entre grandes (juntas de 2 a 4 bois) e pequenos (com carneiros e bodes), que começaram a chegar de vários municípios de Alagoas e dos estados vizinhos da Bahia, Sergipe, Pernambuco a pelo menos dois dias antes da festa.

A festa começou com a premiação dos carreiros e apresentações musicais no local onde a Prefeitura Municipal comemorou o 2º ano do tão sonhado curral do gado, inaugurado durante a 5ª edição da festa que culminou com o passeio dos carros de boi pelas principais ruas da cidade.
E como já era de se esperar este ano a festa que resgata e fortalece a auto-estima do camponês bateu mais um record de carreiros, pois além significativo aumento no número de carros de boi participantes do tradicional desfile

Várias autoridades políticas prestigiaram o evento, entre elas o deputado estadual Ronaldo Medeiros, recebido pelos vereadores do município e pelo prefeito Zé Cicero, idealizador e principal organizador do evento. 

A segurança do evento ficou por conta da Policia Militar na pessoa do sargento Henrique  e do corpo de bombeiros.