Iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada
O
Campus do Sertão recebeu, neste mês de julho, 42 professores de
Matemática do ensino médio para participarem de uma capacitação.
Trata-se do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática
do Ensino Médio (PAPMEM), cujo objetivo era possibilitar aos docentes de
diversas cidades e escolas uma troca de experiências e o fortalecimento
de políticas metodológico-pedagógicas no ensino da disciplina.
Para tanto, o curso abordou conteúdos
relacionados ao livro “Temas e Problemas Elementares” e apresentou
maneiras variadas de ensinar matemática em sala de aula. A iniciativa,
fruto de parceria entre o Campus do Sertão e o Instituto Nacional de
Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi realizada na sede da instituição,
em Delmiro Gouveia e contou com o apoio de seis profissionais da
universidade.
“Além da capacitação em si, o curso
possibilitou a interação dos professores com outros da região. Muitos,
inclusive, não conheciam o IMPA, considerado o maior instituto de
matemática da América Latina. Então, além de apresentar este renomado
instituto para os docentes o curso permitiu que divulgássemos o ProfMat
[Mestrado Profissional em Matemática] destinado aos professores de
escolas públicas”, destacou Rodrigo Fernandes, coordenador do projeto.
Esta é a primeira vez que o Campus do
Sertão participa da iniciativa e de acordo com Rodrigo, a troca de
experiências durante o curso é muito importante. “Nos unimos, agora, às
outras 54 universidades em todas as regiões do Brasil que participam
deste projeto. Projetos como este são especialmente importantes no
sertão já que a região não possui atividades semelhantes voltadas para
professores de matemática”, salientou o professor.
Dinâmica do curso
O Programa de Aperfeiçoamento para
Professores do Ensino Médio apresentou a seguinte dinâmica: pela manhã,
os professores-alunos acompanharam aulas ao vivo pela internet,
ministradas pelos professores do IMPA. Já durante a tarde os
participantes respondiam às listas de exercícios, em grupo e
presencialmente com os professores-instrutores do campus.
A próxima edição do curso, no entanto,
tem previsão para o mês de Janeiro de 2014. “O curso é periódico e será
realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de Janeiro e Julho, que
corresponde ao período de férias escolares. Mas para a próxima edição,
ainda não temos uma data pré-estabelecida”, concluiu Rodrigo Fernandes.
Ascom/Ufal
Créditos: Central do Sertão