02/08/2013

Campus da Ufal no Sertão promove aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio

Iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada

O Campus do Sertão recebeu, neste mês de julho, 42 professores de Matemática do ensino médio para participarem de uma capacitação. Trata-se do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), cujo objetivo era possibilitar aos docentes de diversas cidades e escolas uma troca de experiências e o fortalecimento de políticas metodológico-pedagógicas no ensino da disciplina.

Para tanto, o curso abordou conteúdos relacionados ao livro “Temas e Problemas Elementares” e apresentou maneiras variadas de ensinar matemática em sala de aula. A iniciativa, fruto de parceria entre o Campus do Sertão e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi realizada na sede da instituição, em Delmiro Gouveia e contou com o apoio de seis profissionais da universidade.

“Além da capacitação em si, o curso possibilitou a interação dos professores com outros da região. Muitos, inclusive, não conheciam o IMPA, considerado o maior instituto de matemática da América Latina. Então, além de apresentar este renomado instituto para os docentes o curso permitiu que divulgássemos o ProfMat [Mestrado Profissional em Matemática] destinado aos professores de escolas públicas”, destacou Rodrigo Fernandes, coordenador do projeto.

Esta é a primeira vez que o Campus do Sertão participa da iniciativa e de acordo com Rodrigo, a troca de experiências durante o curso é muito importante. “Nos unimos, agora, às outras 54 universidades em todas as regiões do Brasil que participam deste projeto. Projetos como este são especialmente importantes no sertão já que a região não possui atividades semelhantes voltadas para professores de matemática”, salientou o professor.

Dinâmica do curso
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio apresentou a seguinte dinâmica: pela manhã, os professores-alunos acompanharam aulas ao vivo pela internet, ministradas pelos professores do IMPA. Já durante a tarde os participantes respondiam às listas de exercícios, em grupo e presencialmente com os professores-instrutores do campus.

A próxima edição do curso, no entanto, tem previsão para o mês de Janeiro de 2014. “O curso é periódico e será realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de Janeiro e Julho, que corresponde ao período de férias escolares. Mas para a próxima edição, ainda não temos uma data pré-estabelecida”, concluiu Rodrigo Fernandes.

Ascom/Ufal
Créditos: Central do Sertão