12/04/2014

Operação pipa será retomada no Sertão.

O Ministério da Integração Nacional irá prorrogar o repasse de verbas para pagamento do serviço de carros-pipa que abastecem os municípios atingidos com a estiagem no Sertão alagoano. A garantia foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Um novo convênio será feito para que o pagamento aos pipeiros possa ser feito e, até que o governo federal libere os recursos, o Governo do Estado vai manter o programa e evitar que população das regiões mais atingidas pela seca sofram com falta de água.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Napoleão Casado vai apresentar o cronograma aos prefeitos, durante a reunião da AMA da próxima segunda-feira, dia 14. O governo atendeu à solicitação da AMA que vem acompanhando a situação das cidades e a interrupção do programa. Para o presidente Jorge Dantas, a ação era a principal reivindicação dos gestores. “Os municípios passam por uma grave crise financeira e essa é uma conta que muitos prefeitos assumem sem poder”, acrescentou.
A ideia é também discutir, na reunião, o plano de contingenciamento para obras de convivência com a seca, elaborado pelo Estado, e executado de forma multisetorial reunindo a Secretaria da Infraestrutura, Casal, Semarh e a Defesa Civil, orçado em R$ 83 milhões. A proposta, que está sob análise do Ministério da Integração Nacional, contempla 14 projetos e atende inúmeros municípios com a criação de pequenas adutoras para abastecer cidades que tiveram suas fontes de fornecimento de água exauridas com a seca.
“Ao lado das demais entidades do Nordeste, a Associação defende um planejamento estratégico tendo em vista as mudanças climáticas, principalmente com a escassez de água e o aquecimento”, disse o prefeito Jorge Dantas, presidente da AMA.
 Por: Assessoria