04/06/2021

[MARCIO MARTINS SEM MEIAS PALAVRAS] O descaso do Poder Público com os artistas da terra.

Os nossos artistas estão passando por inúmeras dificuldades, principalmente os músicos que perderam o sagrado direito de trabalhar e ganhar o pão honestamente com seu talento, suor do seu rosto e sua arte,  afinal de contas, sem aglomeração não existe shows e sem shows, como sustentar a família? O Governo Federal até que liberou recursos para socorrer estes e outros artistas através da Lei Aldir Blanc, mas infelizmente, muitos prefeitos negligenciaram a execução dos projetos, em Canapi no alto sertão de Alagoas por exemplo, por incompetência e má vontade a Prefeitura optou por devolver R$: 156 mil reais que deveria ser destinado em benefício dos artistas da terra, como se estes não estivessem passando por nenhum tipo de privação. 

Pois bem, agora é chegado o São João, mais um ano sem a realização da maior festa do nordeste e consequentemente o período em que os músicos nordestinos, inclusive os artistas locais se apresentavam com mais frequência em diferentes cidades, sítios e povoados, mas que infelizmente, a exemplo do que ocorreu o ano passado, mais uma vez, seus sons e suas vozes silenciarão. 

É claro que seria leviano culpar a classe política pela proibição dos shows, afinal de contas, evitar aglomerações é um dos principais protocolos de segurança sanitária que todos nós precisamos seguir, contudo, as LIVES são uma realidade em substituição aos shows presenciais nesse período de pandemia, e é justamente sobre este ponto que cabe severas críticas aos nossos governantes que insistem em ignorar o problema. Por que não realizar um grande evento de São João pela internet onde os músicos locais possam se apresentar e serem remunerados por isso, assim como eram antes da pandemia quando contratados para fazer a abertura de grandes bandas e cantores famosos? Me desculpem os que não concordam ou não gostam do que vou dizer agora, mas "na minha modesta opinião, isso é além de incompetência é crueldade com nossos artistas da terra que levam o nome dos seus municípios de forma positiva pelo Brasil enquanto boa parte destes mesmos gestores públicos envergonham seu povo com seus atos de corrupção com o dinheiro público". 

A sugestão das Lives de São João é apenas uma das tantas possibilidades de ajudar esses trabalhadores a superar esse momento tão difícil que estão vivenciando e sem data para voltar às atividades normais, que aliás, depois dessa pandemia infelizmente jamais será a mesma. Todavia, existe também outras formas de ajudar localmente, ou seja, nos municípios onde residem esses artistas, tal como a criação de algum auxílio financeiro emergencial com contrapartida dos mesmos, e até mesmo o básico do básico que deveria está sendo feito desde o início... a doação de cestas básicas para quem está literalmente impedido de trabalhar para sobreviver e sustentar a família. 

Por todo exposto, encerro por aqui mais este artigo, ao que espero sinceramente que todos possam se engajar nesta luta cobrando das autoridades competentes a devida assistência  a estes profissionais que animam nossos lares e marcam diversos momentos de nossas vidas com suas canções, sons e interpretações.


MARCIO MARTINS

Residente no pequeno município de Canapi localizado no Alto Sertão do Estado de Alagoas O Blogueiro/Jornalista (RE) 511961-STF/2009 José Marcio Rodrigues Martins, iniciou no Jornalismo Digital em 2011 com a criação do primeiro blog de notícias de Canapi na internet o "Canapi Agora". Em 2013 concluiu o curso de Jornalismo Online com certificação reconhecida pela ABED -  (Associação Brasileira de Educação a Distância) e se tornou membro associado da ABJ - Associação Brasileira de Jornalismo. Com passagem por diversos sites do Estado de Alagoas, tais como: Rota do Sertão,  Editora Guia Mais, Mais Notícias, Correio Notícias e pelo Portal Minuto Sertão do Grupo Cada Minuto onde ganhou o prêmio Evandro Cardoso de Jornalismo na categoria "blog mais acessado". Marcio Martins que este ano de 2021 completou 10 anos de Jornalismo Investigativo e Independente e que já ultrapassou a marca de 5.000 artigos e matérias publicadas, atualmente integra a equipe de redação do site Central do Sertão, é também escritor, autor do Livro IndignAÇÃO e membro efetivo da ACALA - Academia Arapiraquense de Letras e Artes, onde até o final deste ano (2021), pretende emplacar seu segundo livro, desta vez reunindo uma coletânea das GRANDES REPORTAGENS de sua carreira.

LEIA TAMBÉM!

Você sabia quealém dos 11 vereadores, a Câmara Municipal de Canapi tem 28 funcionários?

Governo e oposição de Mata Grande disputam protagonismo midiático de obra estadual bancada com recursos do povo