03/06/2021

Prefeitura Inhapi lança Programa Água na cisterna e faz doação de mais de 30 kits para a instalação de encanação d'água em comunidades rurais

 Ação ocorreu nas comunidades da Jurema, Pau D'arco, Mulungu e Lagoa nova, na zona rural de Inhapi no sertão de Alagoas

A Prefeitura de Inhapi nesta semana realizou um mutirão para a instalação de mais de 30 ligações de propriedades rurais que ficam longe do centro urbano. 

Uma parceria articulada pela secretaria de Assuntos Estratégicos do município, firmou compromisso entre a empresa Casal e a prefeitura para desenvolver novas redes e fortalecer os abastecimentos. Com essa parceria surgiu a necessidade de lançamento do Programa Água na cisterna, que trará ao município novos ligamentos ao longo do Programa, chegando a beneficiar até 300 famílias inhapienses, e possivelmente terá quatro etapas.

Nessa primeira etapa o programa atingiu as comunidades de Jurema, Pau D'arco, Mulungu e Lagoa Nova. As famílias receberam da prefeitura um kit que possibilitou a instalação da rede dentro de cada propriedade, sem custo nenhum para os moradores. A Empresa CASAL fez as instalações de forma gratuita e duou os hidrômetros. Coube aos beneficiários fazer a escavação para chegar em suas cisternas, e ficar pagando as faturas mensais do consumo da água. 

Além dos kits doado a prefeitura disponibilizou uma retroescavadeira para escavar na estrada, possibilitando a passagem do cano pelo solo, sendo fechado de imediato após o término da obra. 

"Essa água trás esperança para a gente que já acreditava que não teria mais água nesses canos" comenta Zé de Cordeiro a nossa equipe de reportagem com lágrimas nos olhos. 

"Quem diria que nós morando tão longe da cidade teríamos água tratada na porta de casa, obrigado Tenorinho!" citou Everaldo Pezão morador beneficiário do programa. 

A adutora foi instalada a mais de 3 anos, saindo do canal do sertão já tratada, seguindo para a caixa d'água da cidade de Inhapi, de lá é bombeada para a rede por aproximadamente 15 quilômetros até o seu fim no Sítio Lagoa nova. 

A ação contou com a presença do Prefeito Tenorinho Malta, com o vice prefeito Benzol Lima, com a presença do Vereador Berg Maciel que é o líder do governo na câmara, secretário de Assuntos Estratégicos André Alcântara, secretário de segurança pública municipal Melkides, o secretário de Governo Dão Damasceno, O secretário de Comunicação Fabiam Lisboa, diretor de Eventos Gilson ducarmo, diretor de obras e urbanismo Zé Ailton.




Fonte: Sertão Curioso