17/06/2021

[ALMA DE CANAPI] A Saúde é a filha mais velha da Educação!

Enquanto não surgir um grupo patriota empenhado na construção de Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) e na organização funcional do Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB), qualquer discurso diferente disso no período de eleição é pura enganação e só demonstra a falta de preparo desse candidato...

O CIEP é um complexo educacional que presta assistência aos alunos e seus familiares, relacionada ao reforço escolar, nutricional, artístico, esportivo, além da assistência médico, odontológica, psicológica, dentre outras! Enquanto o PNAB dá assistência na Atenção Básica ou Primária, com a qualidade na Promoção da Saúde, na Prevenção das Doenças Infecciosas e não Infecciosas, agudas e crônicas, e no Atendimento assistencial primário, evitando-se sobrecargas nas Atenções Secundárias e Tercearias e as complicações e mortes evitáveis! Coligando Educação e Saúde, existe o Programa de Saúde nas Escolas (PSE)!

Sugestão: leia sobre CIEP, PNAB e PSE! Caso contrário, continue apenas se lamentando dos Serviços públicos prestados na Saúde e na Educação!

Ah, quem não tem competência e visão não constrói CIEP ou reestrutura o PNAB, continuará construindo penitenciárias e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), são mais lucrativos!

Como disse Nelson Mandela: "E, como estamos em uma faculdade, a Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"!


José Alberes Silva 

Nascido em Canapi/AL, 1960, filho de Benicio Silva e de Agripina Santos Silva, o quarto de dez irmãos que aos 13 anos foi diagnosticado com Distrofia Muscular Tipo Cinturas, doença degenerativa, progressiva e incapacitante que não o impediu de se formar em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Já na condição de médico atuou por trinta anos na cidade satélite de Sobradinho/DF, na Atenção Básica de Saúde, principalmente nas Doenças Crônicas não Infecciosas. Atualmente aposentado, porém atuando como Escritor nas Redes Sociais é também autor de vários livros na área médicas, poemas e poesias, mas acima de tudo isso, um exemplo de vida e de ser humano.

LEIA TAMBÉM!

Cada um no seu lugar, na ocasião e no tempo certo!

Quarenta e um dias de luta...