26/06/2013

Após dois anos, arrancadas e cavalos de pau voltarão a acontecer em Santana do Ipanema


CadaMinuto/Arquivo
Após passar dois anos suspensas, as tradicionais competições de cavalo de pau voltarão a ser realizadas na Festa da Juventude em Santana do Ipanema. Na última vez que foi realizada, um homem morreu após o veículo capotar.
 

A assessoria do município confirmou a informação ao CadaMinuto nesta quarta-feira (26). A autorização para a realização do evento aconteceu após a assinatura de um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado entre prefeitura, o promotor de Justiça Luiz Tenório, organizadores do evento e a Polícia Militar na última quinta-feira (20).


Na ocasião, a comissão organizadora da Festa da Juventude apresentou um projeto contendo as delimitações para a pista onde serão realizadas as manobras, bem como estrutura das arquibancadas e todos os procedimentos de segurança.


Ficou decidido que apenas pilotos profissionais filados à Federação Alagoana de Automobilismo (FAA) estarão autorizados a participar do evento. A FAA também ficará responsável por dar suporte técnico ao evento, marcado para ser realizado no dia 13 de julho.

“O evento terá todo o suporte necessário para acontecer. Arquibancadas, área para os ambulantes, banheiros químicos, policiamento e todos os equipamentos de segurança necessários para que não ocorram acidentes”, explicou a assessoria.


O evento voltou a ser realizado, segundo a prefeitura, por uma reclamação da população da cidade. Desde que a festa foi suspensa em 2011, comerciantes reclamavam que não estavam lucrando e todos os setores envolvidos também contabilizavam os prejuízos.


Agora a competição voltará a ser realizada dentro dos padrões exigidos e apenas por profissionais no Campo da Aviação. “O acidente que acabou em morte porque não atendia às normas de segurança e não foi autorizado pela prefeitura, mas agora tudo está dentro do padrão exigido”, completou a assessoria.


Em 2011 Robson Souza Silva, de 32 anos acabou morrendo após a Hilux que ele estava capotar várias vezes durante um treino para a realização do evento. Outras três pessoas que estavam dentro do veículo tiveram ferimentos leves.


Uma semana após a morte, o promotor Luiz Tenório proibiu a realização das manobras afirmando que não era possível autorizar o evento após a morte de uma pessoa. 

Por Vanessa Siqueira - CadaMinuto