07/05/2014

Canapi, Mata Grande e mais 33 cidades serão notificados por Instituto do Meio Ambiente

Com o objetivo de fazer cumprir o que determina a legislação ambiental e garantir a preservação ambiental, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) começa a entregar hoje (06) intimações para 35 prefeituras do estado. O órgão cobra a apresentação do manifesto de destinação final dos resíduos de saúde e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, o prazo dado é de 10 dias para a apresentação dos documentos.

Os municípios que serão notificados nos próximos dias são Batalha, Belo Monte, Craíbas, Jaramataia, Major Isidoro, Canapi, Dois Riachos, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Ouro Branco, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Olivença, Palestina, São José da Tapera, Traipu, Campestre, Ibateguara, Jacuípe, Jundiá, Igreja Nova, Porto real do Colégio, São Sebastião, São Brás, Belém, Coité do Nóia, Marimbondo, Satuba, Cajueiro, Capela, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Feliz Deserto e Santana do Mundaú.

Segundo informações da equipe de monitoramento e fiscalização do IMA, após o período estabelecido pelo órgão, as prefeituras deverão receber um termo de advertência e em seguida podem até ser multadas.

Os resíduos dos serviços de saúde são classificados em cinco diferentes categorias. As etapas de recolhimento devem iniciar com a separação e seguir o acondicionamento, armazenamento, coleta e transporte. O tratamento será feito através de processos térmicos, químicos ou radiação. Todavia, todo o processo deve ser licenciado e ser realizado dentro do que estabelece a legislação vigente.

por Assessoria
Com Aqui Acontece