12/05/2014

Pequenos agricultores recebem apoio da prefeitura de Canapi para o plantio de seus alimentos


Foi iniciada a distribuição de 5.200 kg de sementes e 620 sacos de ração no município

Por: Roberta Sampaio
Os pequenos agricultores de Canapi-AL já estão preparando suas terras para o plantio como o intuito de ter uma colheita satisfatória este ano. E, com o pensamento de ajudá-los,  a prefeitura municipal que tem como gestor, Celso Luiz Tenório Brandão, por meio da secretaria municipal de Agricultura, disponibilizou dois tratores do município para as comunidades da zona rural e associações comunitárias, para ajudar nos  trabalhos pesados como, por exemplo, a aração das terras.
 
De acordo com o secretário de Agricultura, Madson Paulino, estão sendo cedidas cerca de uma hora de trator para cada agricultor. Isto significa dizer que, em média, cada agricultor conseguirá preparar cerca de cinco tarefas de terra de sua propriedade, dando condições assim, para o plantio dos alimentos.

Paulino informou também que, a prefeitura custeia ainda o óleo (combustível) e a mão de obra dos tratoristas, que realizam os trabalhos nas pequenas propriedades. Já foram atendidos pequenos agricultores do Sítio Logradouro, Canapi Velho, Queimada Redonda, Sítio Metade e Várzea da Palha.  

O Cronograma
O secretário Madson informou durante entrevista que os trabalhos foram iniciados no final de abril e a previsão é que durem até o final do mês de maio ou, dependendo das chuvas, até o mês de junho. Existe um cronograma de atividades feito pela secretaria de agricultura onde, foram mapeados as comunidades que ainda serão atendidas. O intuito é que a grande maioria possa receber a importante ajuda para a preparação do solo em suas pequenas propriedades.

Distribuição de sementes e ração
Foram iniciadas também em Canapi a distribuição dos 5.200 Kg (cinco mil e duzentos quilos) de sementes de feijão milho, sorgo e algodão. E ainda 620 sacos de ração de farelo de milho e soja para os animais dos pequenos agricultores. Segundo Madson Paulino, a secretaria está aguardando a chegada de mais 500 sacos de ração para o município, por meio da parceria com o Governo Federal. 

"Queremos ajudar o homem do campo, pois, sabemos da importância da agricultura, seja para o pequeno agricultor garantir o próprio alimento, seja para colocar os seus produtos em nossas mesas. Por isso, a prefeitura repete este ano o que foi feito o ano passado, lembrando que, em 2013 foi usado apenas um trator, e este ano disponibilizamos 2 tratores. Isso demonstra a nossa preocupação em melhorar e aumentar o número de agricultores beneficiados com a ação. Que Deus abençoe e mande chuva o suficiente para a colheita dos nossos agricultores", disse Celso Luiz - Prefeito de Canapi-AL.

"O apoio do Prefeito Celso Luiz está sendo fundamental para o fortalecimento da agricultura e a valorização do associativismo em nosso município. Nossa meta é fazer com que o pequeno agricultor, como também as associações comunitárias, ganhem o merecido espaço e respeito, por meio do nosso trabalho na secretaria de agricultura, que está sempre em parceria com a prefeitura em busca do melhor para o homem do campo", finaliza Madson Paulino - Secretário de Agricultura de Canapi-AL.