09/05/2014

Dilma defende valorização de professores e diz que conhecimento é maior riqueza

Foto: Agência BrasilA presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (7) a valorização dos professores como forma de garantir desenvolvimento para o país. Ela participou da premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que este ano distribuiu 500 medalhas de ouro. O concurso é disputado anualmente por alunos do 6º ao 9º ano e, em 2013, teve 18,7 milhões de inscritos, de mais de 47 mil escolas.

“A maior riqueza deste país é o conhecimento de brasileiros e brasileiras. Sem professores capacitados, valorizados socialmente, não é possível que tenhamos uma educação de qualidade. Temos que pagar os professores bem”, disse a presidenta, em discurso dirigido a uma plateia formada por estudantes, professores e pais de alunos, na Cidade das Artes, complexo cultural na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
O estado que mais teve medalhistas foi Minas Gerais, com 149 medalhas, seguido por São Paulo (109), Rio de Janeiro (54), Rio Grande do Sul (26) e Santa Catarina (26). Alguns estados não tiveram nenhum medalhista de ouro, como Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão e Roraima.
A estudante do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Luise Mello D´Urso Vianna, de 17 anos, ganhou a medalha de ouro pela sexta vez. “Eu gosto muito de participar da olimpíada, é muito gratificante. A prova envolve bastante lógica e é necessário pensar bastante”. Ela conta que procura estudar sempre que possível. “Não tem uma rotina definida. Minha família me incentiva muito e dá toda a estrutura para eu estudar”, disse Luise, que conclui este ano o ensino médio e pretende cursar Matemática, no ensino superior.

Foto: Agência Brasil
Por Vladimir Platonow / Agência Brasil