03/03/2017

AONDE ESTOU INDO?

Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos, a sua impressão de estar bem, os leva a perdição. Prov. 1:32

Um garoto de mais ou menos  três anos de idade, gritava desesperado dentro do avião enquanto o pai tentava acalmá-lo.

“Não quero morrer. Este avião vai cair, eu não quero morrer.” Depois, o pai explicou para os outros passageiros que contemplam a cena sem entender o que acontecia, que o filho tinha assistido a um filme em que o avião caía. O menino ficara tão impressionado que confundiu a ficção com a realidade.

A verdade é que ninguém em sã consciência deseja morrer. O ser humano foi criado com vocação de vida. A morte é uma experiência estranha ao plano original de Deus.

No texto de hoje no entanto, o sábio Salomão apresenta a morte como destino inevitável de muita gente. Ele não  fala apenas da morte física, se refere a algo espiritual e de conseqüências eternas. Na segunda parte do texto, Salomão define a morte como perdição.

Quem são essas pessoas que se dirigem a um destino tão triste? O autor dos provérbios os chama de “néscios” e “loucos”. Ser nécio é antônimo de sábio. Enquanto os sábios caminham para a vida, os néscios dirigem-se à morte.

O pior de tudo é que eles não sabem disso. Não tem consciência do perigo em que vivem. O texto afirma que eles têm “a impressão de estar bem.” Mas finalmente eles serão mortos por seu “desvio”.

Em algum momento se desviaram do caminho que conduz à vida. Hoje, andam tranqüilos, tendo a “impressão de que tudo está bem”, mas a bíblia declara que não basta “achar.”  Você vê a tolice de confiar nos “próprios sentimentos?”

No seguinte  verso, Salomão apresenta uma maneira de viver mais sensata. O que “der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal”, afirma ele. Dar ouvidos a que? Aos conselhos divinos e eles, só podem ser achados na palavra de Deus.

Antes de partir para as suas atividades diárias, hoje, pergunte-se: Para onde está indo? O caminho que está seguindo é o caminho que você acha que é correto ou é a estrada que Deus estabeleceu para você? Isto é vital porque “os nécios são mortos por seu desvio e aos loucos sua impressão de bem-estar os leva para a perdição.”

Alejandro Bullón