21/06/2015

Visão Mundial entrega aos prefeitos do alto sertão alagoano, Carta de Recomendação para o Enfrentamento as Violências na Primeira Infância.

Documento foi elaborado pela RNPI – Rede Nacional Primeira Infância, que além da Visão Mundial, reúne mais de 160 organizações de todas as regiões do país.

Por: Canapi Agora
Créditos: VM/AL

A primeira infância (0 a 6 anos), é um período importante para o desenvolvimento do individuo e lança as bases fundamentais para as aprendizagens posteriores. A definição para os alicerces da estrutura física e intelectual, base para da vida adulta, se define neste período, mas variam de acordo com as características individuais, de gênero, condições de vida, organização familiar, cuidados proporcionados e sistemas educacionais. Assim a primeira infância é uma fase de atenção constante no condizente a proteção e cuidados tais como a alimentação adequada, medidas de saúde e o amparo dos pais. 

Nesta perspectiva e com a missão de articular e mobilizar organizações e pessoas para defender e garantir os direitos da Primeira Infância surgiu a RNPI - Rede Nacional Primeira Infância, uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

E foi através do Grupo de Trabalho sobre Proteção e Prevenção às Violências da RNPI que a Carta de Recomendação para o Enfrentamento as Violências na Primeira Infância foi concluída,objetivando sintetizar os debates sobre a violência para um número maior de atores envolvidos no tema, com proposições práticas fundamentadas na experiência de todas as organizações envolvidas.

E uma dessas organizações é a Visão Mundial, organização não-governamental humanitária cristã que atua em mais de 100 países focada no bem estar de crianças e adolescentes, e que através dos PDAs (Programas de Desenvolvimento de Área) Serrana e Mandacaru no Alto Sertão Alagoano trabalha com o conceito de Desenvolvimento Transformador nos locais onde atua, com foco nas crianças e adolescentes, envolvendo toda a comunidade nos programas para garantir o desenvolvimento sustentável da região.

A atuação dos PDAs Serrana e Mandacaru tem sido fundamental para o desenvolvimento das comunidades de suas áreas de atuação, principalmente pela busca efetiva de parceiros locais, que vão desde as organizações comunitárias, aos próprios governantes municipais, que nos dias 13, 17 e 18/06 receberam das mãos dos educadores dos PDAs a Carta de Recomendação da RNPI com o compromisso de avaliar e por em prática as ações e atividades que forem cabíveis a realidade dos municípios de Inhapi, Canapi e Mata Grande. Na oportunidade o documento foi recebido pelos prefeitos Celso Luiz (Canapi – 13/06), Jacob Brandão (Mata Grande – 17/06) e José Cícero (Inhapi – 18/06).

Agora o próximo passo é monitorar a elaboração e execução das recomendações da carta, discutindo em rede a importância do inteiro teor do documento, garantindo assim, ações efetivas de proteção a nossas crianças.