22/01/2014

Mata Grande é contemplada com o Programa Água para Todos

O município de Mata Grande, Alto Sertão de Alagoas foi contemplado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com o Programa Água para Todos, onde cinco comunidades irão receber água tratada e encanada dentro das casas, atendendo centenas de famílias. O município atualmente desenvolve o Programa Água Doce que recupera milhares de fontes e nascentes na região.

Uma reunião foi realizada, terça-feira (21) na prefeitura com o Engenheiro Civil, David Faria da Empresa Gama Engenharia, que explicou aos Secretários de Administração, Guilherme Júnior e Gabriel Brandão de Governo como o projeto deve funcionar em Mata Grande.
 “Nesse primeiro momento iremos fazer o levantamento de 15 comunidades, mas apenas cinco serão contempladas, as que preencherem os requisitos exigidos no projeto. Queremos iniciar os estudos topográficos nos próximos dias”, disse David Faria.

Para ajudar nos levantamentos das localidades participou da reunião o Gestor da Bolsa Família, Jimmy de Alencar Malta que deve apontar nos próximos dias as comunidades que se encaixam perfeitamente no programa. A prioridade é atingir os locais que estejam mais afetados pela seca.

   Sistemas coletivos de abastecimento
São compostos por poços perfurados, estações de tratamento e reservatórios elevados que possibilitam a distribuição de água por meio de chafarizes, torneiras públicas ou pequenas redes de distribuição em comunidades com concentração populacional entre 40 a 50 famílias.