19/07/2013

Celso Luiz tem o nome certo da família para ALE.

Luiz Celso Malta Brandão Filho, o Tenorinho Malta - geneticamente - carrega laços familiares/políticos no sangue.

Já é dado como certo o nome da família Brandão/Malta que deverá concorrer uma das cadeiras de deputado estadual para Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em 2014.
O prefeito da cidade de Canapi e ex-deputado estadual, Celso Luiz (PMDB), deverá mesmo colocar no jogo político o irmão mais novo, Luiz Celso Malta Brandão Filho, o Tenorinho Malta, também filiado ao PMDB.
Haviam especulações que o ex-presidente da ALE poderia colocar no páreo o filho e atual secretário de Educação de Canapi, Luiz Pedro Brandão, mas essa “vontade” teve que ser adiada para ceder lugar ao ‘caçula’ da família. Tido como o “Grupo Forte do Sertão”, os Brandão/Malta  têm – quando o assunto é ALE – garantiram sempre assentos em pleitos eleitorais.
Celso Luiz, no entanto, ocupou uma vaga na ALE (1994-2006) e foi até presidente da Casa de Tavares Bastos. Atualmente no PMDB, do senador Renan Calheiros, o prefeito de Canapi já foi um dos homens mais poderosos de Alagoas durante o governo de Ronaldo Lessa (PDT).
Em 2006, por exemplo, a esposa – Maria Cleide Costa Beserra (a Cláudia Cleide Brandão) – foi eleita deputada estadual. Logo depois, em 2009, o ex-presidente da Casa de Tavares Bastos emplacou Cláudia Brandão como conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL).
Na eleição de 2010, apoiando o deputado estadual Isnaldinho Bulhões (PDT), ‘arrancou’ votos para o parlamentar em toda região sertaneja, incluindo, os municípios de Canapi, Inhapi, Mata Grande – e Belém ( da cunhada e ex-prefeita, Valma Brandão) no agreste.
No mais, as articulações para 2014 estão em andamento no sertão. Celso Luiz sempre se mostra um “velho e bom” articulador nos bastidores da política. O irmão mais novo de Celso – segundo fontes do blog – vai se preparando para concorrer ao cargo de deputado estadual  e ocupar à vaga da família que está sem um nome desde a eleição de 2010. 
Porém, Tenorinho Malta - geneticamente - carrega laços familiares/políticos no sangue como filho do ex-prefeito de Inhapi, Luiz Celso Malta Brandão (felecido), e  da ex-prefeita de Canapi  e atual secretária de Assistência Social, Rita Tenório Brandão; além de ser  irmão do ex-prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório, o Bel (PMN), e de Celso Luiz.
Com toda essa formação política em casa dizem que o ‘caçula’ da família - apesar de nunca ter concorrido a um cargo político – conseguiu adquirir experiências com os pais e os irmãos políticos.

Será?
Por: Kléverson Levy - CadaMinuto
Crédito: Jota Silva