20/07/2013

Inhapi sedia 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente.

Evento faz parte de uma das etapas da IV Conferência Nacional que acontecerá nos dias 27 e 28 de Outubro.


Por: Redação

O prefeito José Cícero Vieira (PT), eleito no ultimo dia (17) presidente do Consórcio Sertão de Resíduos Sólidos por unanimidade dos votos na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), realizou durante todo o dia deste Sabádo (20) no Colégio Renato Costa em Inhapi a zk1ª Conferência Regional do Meio Ambiente, uma das etapas da IV Conferência Nacional que este ano tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:

I - Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais;
III - Geração de emprego e renda; e
IV - Educação Ambiental.

O evento foi coordenado pelo Secretário de Obras e coordenador regional da conferência Eraldo Nunes e teve a participação de diversos segmentos sociais, da Conselheira Tutelar Gislane Regina representando o Conselho Tutelar, da procuradora geral do município Flávia Rejane, da Vice-prefeita Cristina Costa, dos secretários municipais Moab Damasceno (Educação) Socorro Delgado (Ass. Social) e Geraldo Coco (Agricultura), demais secretários, vereadores e munícipes em geral, além da coordenadora do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Valdenira Chagas, da representante do IMA – Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas Sônia Barrozo, do Deputado Estadual Ronaldo Medeiros, do prefeito de Pariconha Dr. Fabiano, da prefeita de Água Branca Albani Santos, da coordenadora responsável pelos Consórcios de Resíduos Sólidos/SEMARH Elaine Lima e da representante do Ministério do Meio Ambiente, Drª Patrícia Ramos de Mendonça que veio de Brasília especialmente para participar da conferência sertaneja.

A conferência foi um sucesso de representatividade e participação social representada por seis seguimentos da sociedade civil organizada; Governo, Classe empresarial, ONGs, Entidades tradicionais (comunidades quilombolas, indígenas...), Entidades de Classes (Sindicatos, Associações...) e Entidades acadêmicas dos municípios de Olho d água do Casado, Piranhas, Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Canapi, Mata Grande e Inhapi recentemente escolhido para ser a sede administrativa do Consórcio Sertão de Resíduos Sólidos.

Para o prefeito Zé Cícero a quem coube a abertura oficial do evento, a conferência é um momento ímpar onde a população e a classe política pode se unir em prol de um objetivo comum, travando uma grande batalha em favor do meio ambiente, do ar que respiramos, da saúde, enfim, a favor da vida. No final o prefeito agradeceu a presença de todos os participantes e encerrou seu pronunciamento se colocando a disposição sempre que preciso para traçar, definir e executar ações eficazes que dêem o destino correto a coleta de lixo e  todas as demais ações que envolvem a preservação do Meio Ambiente.

Entre as demais autoridades e convidados que fizeram uso da palavra, ganhou destaque as palavras do Secretário de Obras Eraldo Nunes, responsável pela articulação do Consórcio Sertão de Resíduos Sólidos. Para Nunes a principal meta a ser alcançada pelos gestores municipais deve ser a extinção dos lixões a céu aberto, um dos grandes vilões do meio ambiente, para isso deve ser pensado a implantação de um aterro sanitário que englobe todos os municípios do alto sertão, integrantes do consórcio.
 
A Conferência foi encerrada com a definição das propostas e dos delegados eleitos para a Conferência Estadual nos dias 23 e 24 de Agosto e consequentemente para há Nacional em 27 e 28 de Outubro.

Resíduos Sólidos

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

 
 
 
 







Todas as fotos AQUI